Sexta-Feira, 20 de Junho de 2025
Cultura
20/06/2025 12:10:00
Fãs e familiares se despedem do ator Francisco Cuoco em velório aberto ao público em SP
Velório ficará aberto ao público até às 15h, no Funeral Home, e o enterro será reservado para familiares e amigos; artista morreu aos 91 anos em decorrência de falência múltipla de órgãos

Band/PCS

Imprimir

O corpo do ator Francisco Cuoco, um dos grandes nomes da história da teledramaturgia brasileira, está sendo velado na manhã desta sexta-feira (20) em cerimônia aberta ao público em São Paulo.

O artista morreu nesta quinta-feira (19), aos 91 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, segundo o hospital Albert Einstein. Francisco Cuoco deixa três filhos, Tatiana, Rodrigo, Diogo e netos.

Segundo a nota divulgada pela família do ator, o velório ficará aberto ao público até às 15h, no Funeral Home, localizado na Rua São Carlos do Pinhal, 376, Bela Vista, região central de São Paulo. O enterro será às 16h, em cerimônia reservada para familiares e amigos.

“É com pesar e consternação que a família comunica o falecimento do ator Francisco Cuoco. Ele estava com a família e partiu de forma tranquila e serena. Agradecemos todas as mensagens de pesar e manifestações de carinho. A causa da morte foi por falência múltipla dos órgãos. Nossa gratidão e amor eterno por ter tido você em nossas vidas”, diz a nota da família do artista.

Cuoco ficou conhecido pelos galãs e protagonistas de novelas como “Pecado Capital”, “O Astro”, “Selva de Pedro” e “O Sétimo Sentido”, entre dezenas de outros, e na última década fazia mais participações especiais.

Relembre a carreira de Francisco Cuoco

Cuoco estreou profissionalmente no teatro em 1958, ao lado de Fernanda Montenegro e Sérgio Britto (1923-2011). Fazia, na peça "A Muito Curiosa História da Virtuosa Matrona de Éfeso", com direção de Alberto D'Aversa, um gladiador que já entrava morto em cena. Não tinha falas.

No ano seguinte, acompanhou Montenegro e Britto na formação do Teatro dos Sete, companhia que contava ainda com o diretor Gianni Ratto (1916-2005) e o ator Ítalo Rossi (1931-2011), entre outros profissionais.

Paralelamente ao trabalho nos palcos, começou a fazer teleteatro na TV Tupi e, em 1964, estrelou sua primeira novela, "Marcados Pelo Amor", de Walther Negrão e Roberto Freire, na TV Record. Foi um papel importante para que fosse reconhecido como um dos galãs mais populares da televisão brasileira.

Nesta época, entre 1960 e 1964, Cuoco foi casado com a atriz Carminha Brandão, doze anos mais velha que ele. Em 1966, se casou com Gina Rodrigues, mãe de seus filhos, em uma união que terminou amigavelmente em 1984. De 2014 a 2017 se relacionou com a estilista Thaís Almeida, 53 anos mais nova.

Em 1966, Cuoco protagonizou a novela "Redenção". Dois anos depois, fez pela primeira vez par romântico com a atriz Regina Duarte em "Legião dos Esquecidos", na TV Excelsior. Os dois reapareceram como casal em outros títulos, entre elas, "Selva de Pedra" (1972).

Outros personagens carismáticos de Cuoco incluem Carlão, taxista de "Pecado Capital" (1975), e o charlatão Herculano Quintanilha, em "O Astro" (1977), de Janete Clair. Marco da teledramaturgia, o enredo de "O Astro" ganhou nova versão em 2011, com Cuoco assumindo papel secundário na trama.

Em "O Outro" (1987), de Aguinaldo Silva, o ator interpretava dois papéis: o empresário Paulo Della Santa e seu sósia, Denizard de Mattos. Por conta do trabalho na TV, nos anos 1990, Cuoco passou longo período longe dos palcos, mas reaproximou-se das artes cênicas em 2004 e fez diversos trabalhos depois disso.

No cinema, Cuoco fez "Traição" (1998),"Gêmeas" (1999), "Um Anjo Trapalhão" (2000) e "Cafundó" (2005), “Didi - O Caçador de Tesouros Guardião” (2006) e “Real Beleza” (2015). Em sua trajetória, também arriscou-se como cantor, gravando o disco romântico "Solead" (1975). Gravou ainda o CD "Paz Interior", com 16 orações católicas.

Notícias relacionadas

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias