G1-MS/LD
ImprimirA 13ª edição do Festival América do Sul Pantanal (Fasp) foi lançada na manhã desta segunda-feira (24). O evento será realizado de 11 a 14 de novembro em Corumbá (MS), na fronteira com a Bolívia.
Segundo a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), serão mais de 15 horas diárias de atrações das mais variadas manifestações culturais.
Envolvendo aproximadamente 500 pessoas entre artistas, artesãos, produtores, agentes e técnicos culturais de diversos estados do Brasil e de mais seis países (Paraguai, Bolivia, Uruguai, Chile, Peru e Argentina), o Fasp contabiliza mais de 60 atrações entre shows musicais, espetáculos de dança, teatro, circo, mostras de artes visuais, artesanato, audiovisual, saberes indígenas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, oficinas, fomento à economia criativa, formação e capacitação cultural, arte educação, cultura popular, ciência e tecnologia, inovação, esportes e turismo.
Na edição deste ano, a crítica e historiadora de arte Aline Figueiredo será a homenageada. Nascida em Corumbá, em 1946, ela se empenhou, já aos 20 anos, em buscar, nos municípios do sul de Mato Grosso Uno, artistas plásticos potenciais e os reuniu na 1ª Exposição de Pintura dos Artistas Mato-Grossenses, no Rádio Clube de Campo Grande, em 1966. No ano seguinte organizou, com os artistas que surgiam, a Associação Mato-Grossense de Artes, que teve papel fundamental na divulgação da produção regional.
Veja a programação completa do festival no site www.festivalamericadosulpantanal.com