Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024
Cultura
01/10/2016 10:10:00
Orquestra mais antiga do México faz primeira turnê no Brasil

Agência Brasil/AB

Imprimir

A Orquestra Sinfônica de Xalapa (OSX), a mais antiga e uma das mais prestigiadas do México, fundada em 1929, visita o Brasil pela primeira vez, para apresentações gratuitas em cidades das regiões Nordeste e Sudeste.

A OSX vem ao Brasil com todos os seus integrantes. São 94 músicos, dez assistentes de produção e mais de 1,5 tonelada de instrumentos musicais, regida pelo maestro brasileiro Lanfranco Marcelletti, que comanda o conjunto desde 2012.

O grupo chega no dia 5 de outubro ao Recife, onde inicia as apresentações no dia 7, no Teatro Guararapes. Em seguida, vai a João Pessoa, no dia 8, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira do Espaço Cultural José Lins do Rego; a Natal, dia 9, no Teatro Riachuelo; ao Rio de Janeiro, dia 12, no Theatro Municipal; e a São Paulo, no dia 15.

À exceção de São Paulo, onde a OSX se apresenta na Sala São Paulo, com convites pagos, em valores que variam de R$ 100 a R$ 224, as demais apresentações são franqueadas ao público. Somente no Recife, em função de parceria com a organização não governamental (ONG) Fundação Terra, a entrada equivalerá a um quilo de alimento não perecível, que será doado à ONG.

O representante do Consulado Geral do México no Rio de Janeiro para Assuntos Culturais, Adolfo Zepeda Soria, informou que ainda no Recife, músicos da orquestra participarão de oficinas com escolas locais. “Vão entrar em contato com estudantes e escolas de música para crianças. Vão muito além dos concertos. É um projeto de integração cultural mesmo”, disse Soria.

O repertório homenageia o Brasil e o México. O programa é dividido em duas partes. A primeira abrange músicas do compositor brasileiro Marlos Nobre e do mexicano Silvestre Revueltas, enquanto a segunda é dedicada ao francês Claude Debussy e ao alemão Richard Strauss. Segundo o cônsul para Assuntos Culturais, trazer a orquestra ao Brasil é um sonho do maestro Lanfranco Marcelletti que finalmente se realiza.

Adolfo Soria adiantou que, “com certeza, vai ter surpresas” durante as apresentações, mas não quis revelar o que os músicos estão preparando. O mesmo repertório será ouvido em todas as cidades.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias