Domingo, 20 de Abril de 2025
Economia
16/03/2013 11:11:09
Anatel quer mudar cobrança dos pacotes com telefone, TV e internet
A Anatel quer simplificar as regras de atendimento e cobrança dos chamados "combos" vendidos pelas empresas que ofertam serviços de telefonia fixa e móvel, internet e TV por assinatura.

R7/PCS

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\n \n A Anatel\n (Agência Nacional de Telecomunicações) quer simplificar as regras de\n atendimento e cobrança dos chamados "combos" vendidos pelas empresas\n que ofertam serviços de telefonia fixa e móvel, internet e TV por assinatura.\n Uma das principais reclamações dos usuários ao órgão regulador é a dificuldade\n em resolver problemas nesse tipo de serviço.
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\n Entre os itens que fazem parte da proposta da Anatel está a consolidação das\n centrais de atendimento. Os locais deverão ter pessoal qualificado para atender\n qualquer demanda de prestadoras pertencentes a um mesmo grupo econômico,\n independente do tipo de serviço.\n \n Segundo o\n conselheiro Marcelo Bechara, a ideia é que o atendimento ao consumidor seja\n "convergente", a exemplo do que é feito na venda do pacote. Ao\n rescindir o contrato, a cobrança dos serviços também terá de ser unificada - a\n operadora responsável será aquela que emite a fatura. \n \n Se na hora de comprar o combo o consumidor fala com\n uma só central, na hora de resolver os problemas também deve ser. Ele não pode\n ser jogado de uma central para outra.
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\n Cobrança\n \n A Anatel vai\n fiscalizar as ofertas das prestadoras para impedir que o preço isolado de um\n serviço seja mais alto que dentro de um pacote - a chamada venda casada.
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\n As ofertas convergentes são bem-vindas, o usuário quer isso, faz parte da\n dinâmica do setor, mas a Anatel quer criar garantias para o usuário.\n \n A agência\n também quer criar um canal que permita aos clientes comparar os pacotes das\n diferentes companhias conforme seu perfil de consumo - a exemplo dos sites que\n fazem cotações de preços de hotéis e passagens aéreas. O usuário também poderá\n avaliar a qualidade dos serviços.
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\n Isso faz diferença, porque as empresas querem ficar bem avaliadas nesse sites,\n e queremos isso também no setor de telecomunicações.\n \n O órgão\n regulador quer ainda que as companhias ofereçam atendimento ao consumidor pela\n internet e em lojas físicas. As operadoras terão de cumprir normas como prazos\n máximos de atendimento, gravação de chamadas e cancelamento de serviços. A\n agência passará a emitir um certificado de qualidade que vai ranquear as\n empresas que mais atendem os direitos do usuário.
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\n Isso fomenta competição saudável das empresas.\n \n A proposta\n já foi aprovada pela Anatel e ficará aberta a contribuições durante consulta\n pública, a partir de segunda-feira (18), por 30 dias, antes de entrar em vigor.\n \n \n
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