Correio do Estado/LD
ImprimirA atividade industrial em Mato Grosso do Sul apresentou queda em abril, com índice de 35,6 pontos, sendo o 11º mês consecutivo sem crescimento da produção. Os dados de Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems).
De acordo com o levantamento, o índice de abril apresentou redução de 4 pontos em relação a março. Em comparação com abril de 2014, a queda foi de 10,3 pontos, o que é considerado um resultado abaixo do considerado adequado para o mês, que é de 50 pontos.
De acordo com o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Rezende, o resultado deve-se principalmente ao pessimismo apresentado em relação às atuais condições da economia brasileira e a expectativa é que não devem haver melhoras nos próximos seis meses na atividade industrial do Estado.
CONFIANÇA
O Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) marcou 36,4 pontos em abril, sendo o segundo pior resultado para o estado na série histórica, além de ser o 10º mês consecutivo com índice inferior aos 50 pontos.
Com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 47,4% das pessoas mostraram-se pessimistas enquanto 31,6% acham que a situação permanecerá igual.
Sobre a intenção de investimento do empresário estadual de Mato Grosso do Sul, 67,3% disseram que não pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses a partir de maio. O indicador de intenção de investimento marcou 39,9 pontos em maio, o que representa queda de 23,9% em relação ao mesmo mês de 2014.