Economia
28/08/2014 09:00:00
Chery inaugura fábrica em Jacareí e anuncia aporte de R$ 50 milhões
Anúncio de centro tecnológico foi feito em evento nesta quinta-feira (28). Unidade no interior de São Paulo é a primeira da empresa fora da China.
G1/PCS
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A montadora chinesa Chery inaugurou no início da tarde desta quinta-feira\n (28), em Jacareí, interior de São Paulo, sua primeira fábrica no Brasil e\n anunciou um investimento de R$ 50 milhões em um centro de pesquisa e\n desenvolvimento no país.
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\n No futuro, provavelmente a partir de 2018, a Chery terá um automóvel pensado,\n desenvolvido e produzido especialmente para o mercado brasileiro. O centro de\n Pamp;D (Pesquisa e Desenvolvimento) também vai atuar no desenvolvimento de\n novos modelos para a América Latina, afirmou Luis Curi, vice-presidente da\n Chery no Brasil.
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\n O local onde o centro será implantado ainda não foi definido pela empresa, mas\n há a possibilidade do investimento ser feito no Vale do Paraíba por conta da\n proximidade com a fábrica de automóveis. "O centro de Pamp;D será um\n instrumento para melhoria contínua. São José dos Campos é uma candidata\n fortíssima por estar perto da fábrica, mas ainda devemos estudar todas as\n possibilidades", disse Curi.
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\n Além do anúncio do novo aporte, a Chery investiu cerca de U$ 400 milhões na\n unidade do Vale do Paraíba que foi inaugurada nestanbsp; quinta-feira. A\n fábrica, que começou a ser erguida em 2011, emprega atualmente 300 pessoas, mas\n a estimativa da montadora é de chegar a 3 mil funcionários entre 2017 e 2018.\n Cerca de 30% dos atuais funcionários são de profissionais demitidos da fábrica\n de São José dos Campos da General Motors.
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\n O evento de inauguração contou com a presença do vice-presidente Michel Temer\n (PMDB), do governador Geraldo Alckmin (PSDB), do prefeito de Jacareí Hamilton\n Mota (PT), além de secretários do governo estadual e diretores da montadora no\n Brasil e na China. A planta da Chery no Brasil fica em uma área de um milhão de\n metros quadrados em Jacareí, no Vale do Paraíba. Na mesma região, outras\n montadoras como Volkswagen, General Motors e Ford mantém parte de suas\n atividades no país.
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\n Com sua primeira fábrica no Brasil, a montadora espera alavancar as vendas no\n país, alcançando 3% de participação no mercado nacional até 2018. Atualmente,\n no acumulado deste ano, a Chery tem 0,27% de participação em vendas de\n automóveis e comerciais leves, segundo dados da Anfavea, a associação das\n montadoras. Segundo os dados, alcançar 3% seria mais do que a Nissan tem\n atualmente, contando os emplacamentos de janeiro a julho deste ano, e seria o\n equivalente ao que as francesas Peugeot e Citrôen têm juntas. \n \n Produção
\n A montadora informou que o Celer, primeiro modelo a ser fabricado em Jacareí,\n inicia sua produção nas versões hatch e sedan com mais de 50% de índice de\n nacionalização. O veículo é atualmente trazido da China. Segundo a montadora, o\n índice de nacionalização deve crescer com a implantação do centro de pesquisas.
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\n O Celer "brasileiro" deverá ter diferenças do modelo importado. Em\n junho passado, a montadora divulgou uma foto do carro como uma unidade\n "artesanal" produzida em Jacareí (veja ao lado), uma vez que o\n maquinário ainda não estava todo instalado.\n \n Até dezembro será feita a fabricação em pré-série do modelo - cujos carros\n não serão colocados à venda. A produção dos veículos que serão comercializados\n só começa em dezembro. No primeiro ano de funcionamento, a montadora estima que\n 50 mil carros serão fabricados.
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\n QQ e um SUV
\n Até 2018, a montadora espera aumentar o número de veículos fabricados para 150\n mil por ano. No último trimestre de 2015, vai incluir na linha de produção\n outro hatch, o QQ, que também é importado atualmente e, na época de seu lançamento,\n em 2011, foi promovido como "o carro mais barato do Brasil".\n \n Em Jacareí deverá ser fabricada a nova geração, lançada em 2013 no Salão de\n Xangai, e que, primeiramente, será importada para o mercado brasileiro.\n \n A partir de 2016 um SUV será produzido na unidade, mas a Chery não confirma\n se será o Tiggo, que já é vendido no Brasil, também vindo da China, ou se\n haverá um projeto exclusivo para o mercado brasileiro.\n \n Motores
\n Além da unidade para fabricar carros, a montadora investiu US$ 130 milhões na\n implantação de uma fábrica de motores também em Jacareí. A unidade pode gerar\n mais 800 postos de empregos diretos na cidade e está instalada em uma área a\n cerca de 5 km da fábrica de veículos.
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\n Segundo a Chery, a unidade será responsável por abastecer a produção de\n veículos da montadora e segue basicamente o mesmo cronograma da fábrica de\n veículos. Na unidade, serão desenvolvidos motores 1.0 e 1.5 que serão\n utilizados no Celer.\n \n \n
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\n No futuro, provavelmente a partir de 2018, a Chery terá um automóvel pensado,\n desenvolvido e produzido especialmente para o mercado brasileiro. O centro de\n Pamp;D (Pesquisa e Desenvolvimento) também vai atuar no desenvolvimento de\n novos modelos para a América Latina, afirmou Luis Curi, vice-presidente da\n Chery no Brasil.
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\n O local onde o centro será implantado ainda não foi definido pela empresa, mas\n há a possibilidade do investimento ser feito no Vale do Paraíba por conta da\n proximidade com a fábrica de automóveis. "O centro de Pamp;D será um\n instrumento para melhoria contínua. São José dos Campos é uma candidata\n fortíssima por estar perto da fábrica, mas ainda devemos estudar todas as\n possibilidades", disse Curi.
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\n Além do anúncio do novo aporte, a Chery investiu cerca de U$ 400 milhões na\n unidade do Vale do Paraíba que foi inaugurada nestanbsp; quinta-feira. A\n fábrica, que começou a ser erguida em 2011, emprega atualmente 300 pessoas, mas\n a estimativa da montadora é de chegar a 3 mil funcionários entre 2017 e 2018.\n Cerca de 30% dos atuais funcionários são de profissionais demitidos da fábrica\n de São José dos Campos da General Motors.
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\n O evento de inauguração contou com a presença do vice-presidente Michel Temer\n (PMDB), do governador Geraldo Alckmin (PSDB), do prefeito de Jacareí Hamilton\n Mota (PT), além de secretários do governo estadual e diretores da montadora no\n Brasil e na China. A planta da Chery no Brasil fica em uma área de um milhão de\n metros quadrados em Jacareí, no Vale do Paraíba. Na mesma região, outras\n montadoras como Volkswagen, General Motors e Ford mantém parte de suas\n atividades no país.
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\n Com sua primeira fábrica no Brasil, a montadora espera alavancar as vendas no\n país, alcançando 3% de participação no mercado nacional até 2018. Atualmente,\n no acumulado deste ano, a Chery tem 0,27% de participação em vendas de\n automóveis e comerciais leves, segundo dados da Anfavea, a associação das\n montadoras. Segundo os dados, alcançar 3% seria mais do que a Nissan tem\n atualmente, contando os emplacamentos de janeiro a julho deste ano, e seria o\n equivalente ao que as francesas Peugeot e Citrôen têm juntas. \n \n Produção
\n A montadora informou que o Celer, primeiro modelo a ser fabricado em Jacareí,\n inicia sua produção nas versões hatch e sedan com mais de 50% de índice de\n nacionalização. O veículo é atualmente trazido da China. Segundo a montadora, o\n índice de nacionalização deve crescer com a implantação do centro de pesquisas.
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\n O Celer "brasileiro" deverá ter diferenças do modelo importado. Em\n junho passado, a montadora divulgou uma foto do carro como uma unidade\n "artesanal" produzida em Jacareí (veja ao lado), uma vez que o\n maquinário ainda não estava todo instalado.\n \n Até dezembro será feita a fabricação em pré-série do modelo - cujos carros\n não serão colocados à venda. A produção dos veículos que serão comercializados\n só começa em dezembro. No primeiro ano de funcionamento, a montadora estima que\n 50 mil carros serão fabricados.
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\n QQ e um SUV
\n Até 2018, a montadora espera aumentar o número de veículos fabricados para 150\n mil por ano. No último trimestre de 2015, vai incluir na linha de produção\n outro hatch, o QQ, que também é importado atualmente e, na época de seu lançamento,\n em 2011, foi promovido como "o carro mais barato do Brasil".\n \n Em Jacareí deverá ser fabricada a nova geração, lançada em 2013 no Salão de\n Xangai, e que, primeiramente, será importada para o mercado brasileiro.\n \n A partir de 2016 um SUV será produzido na unidade, mas a Chery não confirma\n se será o Tiggo, que já é vendido no Brasil, também vindo da China, ou se\n haverá um projeto exclusivo para o mercado brasileiro.\n \n Motores
\n Além da unidade para fabricar carros, a montadora investiu US$ 130 milhões na\n implantação de uma fábrica de motores também em Jacareí. A unidade pode gerar\n mais 800 postos de empregos diretos na cidade e está instalada em uma área a\n cerca de 5 km da fábrica de veículos.
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\n Segundo a Chery, a unidade será responsável por abastecer a produção de\n veículos da montadora e segue basicamente o mesmo cronograma da fábrica de\n veículos. Na unidade, serão desenvolvidos motores 1.0 e 1.5 que serão\n utilizados no Celer.\n \n \n
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