Sábado, 23 de Novembro de 2024
Economia
11/01/2012 08:54:59
Compra de carro deve ficar mais fácil este ano
O aumento de modelos e localização aumentará a pressão sobre os preços ao consumidor. A concorrência entre marcas, oferece melhores equipamentos e preços mais atraentes

Infomeney/AQ

Imprimir
\n \n \n \n Este ano\n deve ser positivo para o consumidor que deseja comprar o primeiro carro ou\n trocar o velho por um modelo mais novo. “Com certeza, 2012 continuará a ser\n altamente interessante para o consumidor, com diversas opções de veículos para\n escolher. A crescente localização também deve ajudar a tornar os preços dos\n produtos mais atraentes”, afirma o sócio responsável para o segmento automotivo\n da Roland Berger Strategy, Stephan Keese.\n \n De acordo\n com o executivo, mesmo com a criação de novas barreiras de importação,\n especialmente o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que\n torna os veículos até 35% mais caros, o consumidor terá mais ofertas de\n veículos de produção local. Segundo ele, duas novas grandes fábricas começarão\n a produzir em 2012 e a preparação para várias outras novas plantas está\n avançando. “O aumento do número de modelos e da localização aumentará a pressão\n sobre os preços ao consumidor, à medida que as marcas lutarão por market share\n e tentarão superar uns aos outros com melhores equipamentos e preços mais\n atraentes”, explica.\n \n Para o\n especialista, neste ano, a indústria terá de se acostumar com um ambiente mais\n competitivo, com crescente pressão sobre margens e rentabilidade. “Maiores\n ganhos de produtividade são obrigação para montadoras e maiores investimentos\n em automação são necessários para compensar a inflação”, comenta Keese.\n \n No caso das\n concessionárias, o executivo acredita que o processo de vendas e pós-vendas\n lentamente continuará a se tornar mais profissional, assim como o número de\n grandes grupos continuará a se consolidar e as marcas investirão mais em show\n rooms e novos métodos de atrair o consumidor. “Além de mais opções, o\n consumidor também se divertirá ao comprar um carro”, afirma.\n \n Marcas e\n modelos\n \n Apesar de\n não ser possível prever com certeza como será este ano para o mercado\n automotivo, o especialista acredita que será um ano atraente para a economia\n brasileira e para a indústria automotiva. “Os consumidores continuam\n satisfeitos em comprar novos modelos oferecidos por uma gama crescente de\n marcas”, comenta Keese.\n \n Segundo o\n executivo, várias novas marcas estão se instalando ou se preparando para\n voltarem ao Brasil. As novidades para este ano vão desde as marcas japonesas,\n como Lexus e Mazda, até novas marcas chinesas, como a Great Wall e Geely.\n “Marcas estabelecidas estão renovando o portfólio de produtos, lançando novos\n modelos como os novos Fiat Siena, Chevrolet Sonic e Spark, Ford Focus ou\n Volkswagen Beetle e Gol (nova geração). Ao mesmo tempo, os "recém-chegados"\n ao Brasil estão lutando para ganhar participação no mercado através da\n introdução de novos modelos, incluindo a Hyundai e seu i30 e o modelo de\n entrada i15, o Etios, desafio da Toyota para Gol e Uno, ou ainda o novo Peugeot\n 308, só para citar alguns exemplos”, completa.\n \n De acordo\n com Keese, alguns podem dizer então que 2012 será parecido com 2011, previsão\n que ele afirma concordar à primeira vista, pois muitas das tendências iniciadas\n neste ano continuarão durante todo o ano que vem. “Em um segundo olhar mais\n profundo, 2011 iniciou uma mudança de paradigma na indústria automobilística\n brasileira, uma mudança que só irá aumentar em 2012. Ser uma montadora no\n Brasil vai se tornar mais difícil, enquanto comprar um carro no Brasil vai se\n tornar mais divertido”, afirma.\n \n \n \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias