Reuters/LD
ImprimirO ICST (Índice de Confiança da Construção) recuou 12,3 por cento no trimestre encerrado em setembro na comparação com o mesmo período do ano anterior, marcando o pior resultado da série em meio à redução de trabalhadores no setor.
O ICST atingiu 101,6 pontos no trimestre até setembro, contra 115,9 pontos no mesmo período de 2013. Em agosto, o índice havia recuado 9,9 por cento na mesma base de comparação.
"Pela primeira vez tem-se mais empresas assinalando redução de trabalhadores do que aumento, o que deve repercutir no mercado de trabalho nos próximos meses", destacou a coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE, Ana Castelo.
A piora do ICST aconteceu principalmente por conta das avaliações do estado atual dos negócios, com o ISA-CST (Índice da Situação Atual) caindo 9,7 por cento no trimestre até setembro sobre o ano anterior, após recuo de 5,5 por cento em agosto.
Já o IE-CST (Índice de Expectativas) perdeu 14,5 por cento em setembro na mesma base de comparação, contra queda de 13,5 por cento no mês anterior.