Veja/PCS
ImprimirUm diamante de 1.111 quilates foi descoberto pela empresa Lucara Diamond, em Botsuana. A pedra Type-IIa, um pouco menor do que uma bola de tênis, é a maior descoberta em 100 anos, de acordo com a Lucara. Segundo informou a agência Bloomberg nesta quinta-feira, o diamante foi extraído por máquinas em uma mina localizado no centro do país.
A mina de Karowe, da Lucara, rivaliza com a mina da Gem Diamonds, em Lesoto, como fonte das maiores e melhores pedras do mundo. A Gem Diamonds detinha o recorde para o maior descoberto neste século, de 603 quilates.
"É quase impossível estimar um valor para uma pedra tão extraordinária, dado que uma avaliação é altamente dependente da cor, claridade e características de corte e polimento," disse Edward Sterck, analista da BMO Capital Markets.
A companhia afirma ter vendido em julho um Type-IIa de 341,9 quilates por 20,6 milhões de dólares, ou seja, cada quilate é avaliado em 60 mil dólares. As ações da companhia saltaram 37% no pregão da bolsa de Toronto, maior ganho ocorrido em uma sessão antes do fechamento desde 2008.
Profissionais da companhia acreditam que a pedra será vendida ainda neste ano. "Ainda precisamos ver como podemos realmente obter o máximo valor para a pedra", disse o diretor executivo de Lucara, William Lamb. "Vai levar tempo para obtermos informações completas sobre ela."