Economia
07/02/2012 09:00:00
Consumidor pode ter prejuízo financeiro com privatização de aeroportos
A privatização em alguns terminais aeroportuários brasileiros deverá elevar os custos aos consumidores, mas deverá trazer também melhorias nos serviços prestados. A avaliação é do especialista em direito administrativo da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) José Carlos Oliveira.
Agência Brasil/LD
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\n \n A privatização em alguns terminais aeroportuários brasileiros\n deverá elevar os custos aos consumidores, mas deverá trazer também melhorias\n nos serviços prestados. A avaliação é do especialista em direito administrativo\n da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) José Carlos Oliveira. \n \n O especialista usou o exemplo das concessões das rodovias federais\n e do serviço de telefonia para explicar o provável aumento de custos. Ele\n lembrou dos pedágios extremamente altos nas rodovias e da maior tarifa telefônica\n do mundo paga, segundo ele, pelos brasileiros. Vamos sentir no bolso as\n tarifas de embarque e as de transporte de carga [com a privatização], afirmou\n em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. \n \n Os aeroportos de Guarulhos (Cumbica), Campinas (Viracopos) e\n Brasília (JK) foram leiloados ontem (6) na Bolsa de Valores de São Paulo\n (Bovespa). A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) arrecadou R$\n 24.535.132.500 com o leilão. As empresas passam a ser responsáveis pela\n locação das áreas dentro dos aeroportos, como bares, restaurantes e lojas,\n essas áreas ficarão também muito mais caras, afirmou o especialista. \n \n Logo, o empresário vai ter que repassar esses custos para nós,\n consumidores. Então podemos dizer que o consumidor será afetado no bolso com\n acréscimo significativo nos preços cobrados nos aeroportos, completou. O\n especialista explicou que o modelo de concessão adotado no país é chamado de\n Parceria Público-Privada (PPP). \n \n Nesse modelo há uma grande preocupação com a repartição dos\n riscos, pois se o negócio não der certo, o governo assume uma parte dos riscos\n do empreendimento. Na verdade esse modelo não é privatização, porque\n privatização é quando o governo vende todos os ativos e não fica com nenhum\n tipo de controle. \n \n Nesse caso, a Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura\n Aeroportuária], empresa estatal que atualmente administra os aeroportos\n leiloados, terá uma participação de 49% em cada um dos três consórcios\n vencedores, disse.\n \n \n \n
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