Sábado, 23 de Novembro de 2024
Economia
18/11/2015 18:41:00
Consumo de Coca-Cola cai, mas isso é bom para a empresa

Exame/PCS

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Coca-Cola: com embalagens menores, ela consegue cobrar mais por menos refrigerante e ter margens mais saudáveis (Foto: Justin Sullivan/AFP)

Cada vez mais, pessoas buscam um estilo de vida mais saudável, consumindo menos produtos industrializados e menos açúcar. A Coca-Cola percebeu isso e, ao invés de se preocupar, desenvolveu uma maneira de lucrar com a mudança de consumo.

Para beber menos refrigerante, o consumidor está optando por embalagens reduzidas, disposto a pagar mais por isso. Apostando no “marketing em tamanhos menores”, a Coca-Cola consegue cobrar mais por menos e ter margens mais saudáveis.

A presidente da empresa na América do Norte, Sandy Douglas, afirmou que, embora o volume de refrigerante comercializado esteja diminuindo, a quantidade de produtos vendidos está crescendo.

Em 2015, o faturamento com os carros-chefe, como galões, caiu 2%. No entanto, as vendas de latas e garrafas pequenas aumentou 15%.

“Não há razão para acreditar que a categoria de refrigerantes não irá continuamente aumentar suas vendas”, disse ela na conferência Morgan Stanley Global Consumer amp;amp; Retail.

Por décadas, os tamanhos maiores de embalagens representaram 90% de todas as vendas, disse a executiva.

“Na década de 1990, as embalagens eram todas imensas, e eram tediosas e o consumidor as rejeitou”, disse Douglas. “Essa é a forma que estamos reinventando a bebida não-alcóolica e pronta para beber mais antiga nos Estados Unidos”.

De acordo com a executiva, as garrafas e latas menores estão ganhando mais adeptos entre consumidores de classes sociais mais altas, especialmente mães que querem agradar os seus filhos sem prejudicar sua saúde.

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