G1/LD
ImprimirA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a importação, a distribuição e o uso da vacina pentavalente líquida produzida pela empresa indiana "Biologicals E. Limited". A decisão foi publicada nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União.
A vacina pentavalente, como o próprio nome indica, protege o paciente contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, a bactéria haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta) e hepatite B. As crianças devem tomar três doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade.
Desde maio, foram três interdições da mesma vacina. Cinco lotes foram proibidos de circular devido a "resultados insatisfatórios no ensaio de aspecto", ou seja, problemas na análise feita pelo órgão regulador que verifica cor, odor e características da embalagem de um produto. Ele identifica qualquer tipo de alteração na textura ou a presença de partículas, por exemplo.
Na decisão desta quarta, a Anvisa informou que considerou os resultados da "inspeção de boas práticas de fabricação", que obteve resultados insatisfatórios por "descumprimento dos requisitos de qualidade". Também apontou problemas no ensaio de aspecto, como das outras vezes. O G1 entre em contato com o Ministério da Saúde por e-mail e aguarda um posicionamento.