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ImprimirDiante do "cenário político turbulento e da incerteza econômica", o investimento global em publicidade deve desacelerar em 2017, segundo estudo da Dentsu Aegis.
Conforme previsões da agência, os gastos com propaganda devem aumentar 3,8% neste ano. No ano passado, foi registrado crescimento de 4,8% ante 2015.
Em 2018, porém, é esperado um aquecimento do setor, graças à Copa do Mundo de futebol na Rússia, aos Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul e às eleições do Congresso dos Estados Unidos. A projeção da Dentsu é de um avanço de 4,3% nos gastos no ano.
O Brasil é um dos países onde os aportes em publicidade vão crescer menos em 2017, com salto de 2,1%.
Em setembro do ano passado, o avanço esperado para o ano era de 4,5% no país. Os números foram revisados em função do "longo caminho" que o Brasil ainda tem que percorrer para se recuperar da recessão econômica e da instabilidade política, diz a agência em relatório.
Para o ano que vem, é estimado um aumento de 5,0% nos gastos locais, totalizando US$ 16,6 bilhões.
Digital supera TV
De acordo com o levantamento, os gastos com publicidade em meios digitais devem superar os com anúncios em televisão em 2018.
A estimativa é de que as plataformas online recebam 37,6% dos investimentos globais em propaganda no ano que vem, enquanto os comerciais de TV devem ficar com uma fatia de 35,9%. Para 2017, a expectativa é de que 34,8% do orçamento sejam destinados para digital e 37,1% para TV.
O levantamento da Dentsu considera 59 mercados, que movimentam cerca de US$563,4 billhões. Para possibilitar a comparação entre países, todos os gastos são convertidos em dólar.