Economia
01/04/2013 09:00:00
Governo congela IPI e concessionárias oferecem condições especiais para manter procura
O governo também decidiu prorrogar até 31 de dezembro a alíquota de 2% do IPI para os veículos comerciais leves. Originalmente, o IPI para essa categoria é 8%.
Midiamax/AB
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\n \n O fim da redução do IPI para carros estava prevista para hoje\n (1º), mas o governo federal optou por reverter a medida e vai manter a alíquota\n do imposto congelada até o final de 2013. \n \n Com isso, o preço reduzido já não é mais um atrativo para os\n compradores, que passaram o ano passado acostumados com o desconto. O\n diferencial, agora, será oferecer taxas menores, alongar o prazo de pagamento e\n afrouxar a aprovação de crédito em financiamentos.\n \n A ordem agora é aprovar financiamentos a longo prazo, negociar as\n taxas de juros e dar um prazo maior para o comprador em potencial, afirma o\n gerente de uma concessionária de Campo Grande, Fernando Oliveira. \n \n No ano passado, financiamentos acima dos 60 meses, por exemplo,\n dificilmente eram aprovados, por causa dos altos índices de inadimplência das\n famílias brasileiras. Os responsáveis pelas revendedoras da Capital acreditam\n que esse quadro vai ser revertido. \n \n A cada dez clientes que vêm comprar um carro, sete buscam\n parcelar a longo prazo. A concessionária que liberar isso para o cliente\n conseguirá se manter competitiva no mercado, acredita a responsável do setor\n de financiamentos de uma concessionária, Dulce Cavalcante. \n \n Conforme a negociação entre o cliente e a concessionária, a taxa de\n juros pode chegar a zero. Oferecer o carro usado como entrada, prática comum\n entre quem procura um carro novo, é uma boa pedida. A maior parte dos clientes\n que quer trocar de carro dá o usado como entrada, que geralmente representa uma\n boa fatia do carro novo. A taxa pode chegar a zero nesses casos, garante outro\n gerente, Shogo Ishikawa. \n \n Confira a tabela descontos do IPI \n \n Para os veículos 1.0, flex e à gasolina alíquota do IPI\n permanecerá em 2%. Antes, a previsão era que o imposto fosse elevado para 3,5%\n a partir de 1º de abril. A alíquota original para essa classe de veículos é 7%.\n \n \n Já para os veículos flex 2.0 que teriam a alíquota do IPI elevada\n para 9%, serão mantidos os atuais 7%. Os carros à gasolina, que teriam o\n imposto elevado para 10%, permanecerão com o IPI em 8%. As alíquotas originais\n das duas categorias são, respectivamente, 11% e 13%. \n \n Com motor 2.0 em diante, o IPI permanecerá alterado em 25%, para\n aqueles movidos à gasolina, e em 18% para os flex. Para os caminhões, o IPI\n permanece em zero. \n \n O governo também\n decidiu prorrogar até 31 de dezembro a alíquota de 2% do IPI para os veículos\n comerciais leves. Originalmente, o IPI para essa categoria é 8%.\n \n \n \n \n
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