G1/PCS
ImprimirEm meio às dificuldades de reação da economia brasileira e problemas estruturais de produtividade, o país também tem perdido a atratividade para investidores estrangeiros. Além do menor nível de fluxo de recursos para investimentos no Brasil e persistentes incertezas sobre o ambiente de negócios, também tem chamado a atenção a frequência de anúncios de empresas internacionais indo embora ou decidindo encerrar operações por aqui.
Na lista das empresas que anunciaram recentemente a decisão de encerrar atividades no Brasil estão companhias como Ford Caminhões, os laboratórios Roche e Eli Lilly, a gráfica RR Donnelley, o aplicativo Glovo, a Nikon, a cervejaria Brasil Kirin, e redes de varejo como Lush e Kiehl's. Relembre mais abaixo empresas que deixaram ou estão deixando o país nos últimos anos.
Embora as razões apresentadas pelas empresas não sejam necessariamente as mesmas, e também estejam relacionadas a novas estratégias globais das companhias, em comum na maioria dos casos está a dificuldade de conseguir os resultados esperados, a decepção com o ritmo de crescimento da economia brasileira e a elevada imprevisibilidade em relação ao médio e longo prazos.
Diante das dificuldades de gerar a receita esperada e de expandir os negócios, a saída encontrada por essas empresas foi vender a operação para concorrentes já estabelecidos ou simplesmente fechar as portas. Outras recusaram-se a desistir, mas decidiram encerrar a produção local, passando a atuar somente com distribuição de importados. Consequentemente, fecharam postos de trabalho e colocaram mais pessoas na fila do desemprego.
E se alguns estão indo embora, outros estão desistindo ou adiando a vinda. Segundo dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o Investimento Estrangeiro Direto (IED) no Brasil caiu 12% em 2018, para US$ 59 bilhões. Com a queda, o Brasil passou da 4ª para a 9ª colocação entre os principais destinos no mundo. Em 2011, o montante chegou a US$ 96 bilhões.
O indicador é considerado como o melhor termômetro de "bom investimento", uma vez que os recursos vão para o capital produtivo (construção de fábricas, infraestrutura, empréstimos e fusões e aquisições).
Levantamento divulgado neste mês consultoria A.T.Kearney mostrou que o Brasil deixou o ranking dos 25 mais confiáveis para investimento estrangeiro. Foi a primeira vez que o país ficou fora da lista desde que o ranking foi desenvolvido, em 1998.
Relembre empresas que anunciaram saída do Brasil
Veja abaixo companhias que deixaram o país ou que anunciaram o encerramento de operações no Brasil de 2017 para cá.
Roche
O grupo farmacêutico suíço Roche anunciou em março que decidiu encerrar a produção de medicamentos no Brasil em até 5 anos, citando nova estratégia global de "concentrar os esforços em produtos inovadores de alta complexidade e baixo volume de produção".
Eli Lilly
A farmacêutica americana Eli Lilly anunciou em dezembro do ano passado a decisão de fechar sua única fábrica no Brasil e concentrar a produção de medicamentos sólidos em Porto Rico.
Ford Caminhões
A Ford anunciou em fevereiro que fechará sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e a saída da marca do mercado de caminhões na América do Sul, argumentando que a continuidade das operações no continente demandaria um grande volume de investimentos que não resultariam em "um negócio lucrativo e sustentável".
Glovo
A startup espanhola de entregas de encomendas Glovo anunciou em março o encerramento das operações no Brasil, após 12 meses no país. Ao justificar a decisão, a empresa informou ter percebido que o Brasil é um mercado extremamente competitivo e que, para obter o sucesso planejado originalmente, precisaria de mais investimento e tempo para penetrar, liderar e alcançar rentabilidade.
RR Donnelley
A gráfica multinacional RR Donnelley, que era desde 2009 responsável pela impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entrou em processo de falência e anunciou em abril o encerramento da operação no Brasil, culpando "atuais condições de mercado na indústria gráfica e editorial tradicional, que estão difíceis em toda parte, mas especialmente no Brasil".
Kiehl's
A marca americana de cosméticos Kiehl's, que desembarcou por aqui em 2008, anunciou no final do ano passado a decisão de fechar suas lojas e, em março, encerrou suas atividades do Brasil.
Lush Cosmetics
A marca britânica de cosméticos feitos à mão Lush anunciou em meados do ano passado o fechamento de suas lojas e fábrica no Brasil, dizendo não ter conseguido obter lucro nos últimos quatro anos em que operou no país.
Nikon
Em setembro de 2018, a fabricante japonesa de câmeras fotográficas Nikon encerrou todas as suas atividades no Brasil.
A filial brasileira tinha sido aberta em 2011 como a primeira unidade da multinacional na América do Sul, de olho em oportunidades de expansão dos negócios após a escolha do Brasil como sede de eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Häagen-Dazs
A marca de sorvetes premium controlada pela americana General Mills encerrou em junho de 2018 as operações dos 8 pontos de venda próprios que mantinha no Brasil, informando que decidiu focar seus investimentos na distribuição dos sorvetes por meio dos canais de varejo e foodservice.
Walmart
Em junho de 2018, o Walmart vendeu participação de 80% nas operações brasileiras para a empresa de private equity Advent Internacional, citando buscar garantir "melhor oportunidade de crescimento de longo prazo" no negócio.
Fnac
Em julho de 2017, a francesa Fnac vendeu as 12 lojas que tinha no Brasil para a Livraria Cultura, após a recessão brasileira agravar ainda mais os resultados da operação, cujo modelo de negócio já enfrentava uma crise estrutural em razão dos novos hábitos de consumo de livros, música e filmes, em meio ao avanço tecnológico e do comércio eletrônico.
Brasil Kirin
Em fevereiro de 2017, o grupo japonês Kirin Holdings anunciou a venda da operação para a Heineken e a saída do país, após menos de 6 anos da sua chegada e entrada no mercado brasileiro através da aquisição da Schincariol. Em meio a prejuízos e dificuldades de logística e distribuição, a Brasil Kirin avaliou que os riscos associados com a economia brasileira e a competitiva indústria cervejeira do país limitavam a possibilidade de transformar a operação em um negócio "rentável e sustentável no longo prazo".