Sábado, 23 de Novembro de 2024
Economia
18/09/2017 18:48:00
Nova tarifa deixará conta de luz mais barata em 2018

Metro/PCS

Imprimir

A partir do ano que vem, os consumidores poderão solicitar a adesão à tarifa branca de energia elétrica. Na última semana, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu manter a data de início da vigência do regime tarifário, que prevê preços diferentes para o quilowatt-hora de acordo com o horário de consumo.

“Com a tarifa branca, a energia consumida fora do horário de pico será mais barata, porém, é importante que cada consumidor conheça o seu perfil de consumo na hora de optar entre a tarifa branca e a convencional”, afirma Juliana Rios, gerente da CAS e especialista no tema.

Com as novas regras, nos dias úteis o preço da energia poderá ser dividido em três horários: ponta, intermediário e fora de ponta. As faixas variam de acordo com a distribuidora. O horário de ponta, com a energia mais cara, terá duração de três horas, na parte da noite. A intermediária será uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta. Nos feriados nacionais e nos fins de semana, o valor é sempre fora de ponta.

Para saber se a adesão vale a pena, a família deve observar em que horários normalmente faz uso do chuveiro elétrico e de eletrodomésticos que mais consomem energia, como ar-condicionado, micro-ondas, ferro de passar roupa e secador de cabelos, diz Juliana Rios. “Se optar pela tarifa branca, você pode adotar hábitos que priorizem o uso desses itens fora do período de ponta”, afirma.

Perguntas e respostas

**Quem pode aderir?**
Em 2018, estará disponível para as novas ligações e unidades que consomem mais de 500 kWh por mês. Em 2019, será oferecido para unidades com média de consumo superior a 250 kWh por mês e, em 2020, para qualquer pessoa.

**Como será a adesão? **
Os consumidores precisam formalizar sua opção na distribuidora. Também será preciso instalar um novo medidor de energia. A troca deverá ser feita em até 30 dias. Os custos serão de responsabilidade da distribuidora.

Posso desistir? Caso não fique satisfeito com o sistema, o consumidor poderá retornar para a tarifa convencional depois de 30 dias. Se mudar de ideia novamente, só poderá voltar para a tarifa branca depois de 180 dias.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias