Economia
04/04/2013 09:00:00
Oi vai recorrer de decisão da Anatel que determina ressarcimento de consumidores
A operadora Oi informou que vai recorrer da decisão da Anatel, que determinou hoje (4), o reembolso de usuários de telefonia fixa de Itaporã
Midiamax/PCS
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\n \n A operadora Oi informou que vai recorrer da decisão da Anatel, que\n determinou hoje (4), o reembolso de usuários de telefonia fixa de Itaporã, a 477 quilômetros de Coxim, e em Montese, distrito do município. \n \n A medida veio após a agência constatar que, em 2008, a empresa\n (que na época ainda era Brasil Telecom) tarifava chamadas dos clientes de forma\n indevida. Por causa das irregularidades, a Oi também foi multada em R$ 514 mil.\n \n \n Em nota, a operadora afirmou que sempre avalia entrar com\n recurso antes de acatar decisões da agência. Por isso, não existe previsão de\n como ou quando o reembolso aos consumidores será feito. Sobre a multa, a\n operadora acredita que, em muitos casos, o valor destas sanções é inúmeras\n vezes superior ao do reparo da falha pontual prontamente corrigida quando da\n autuação. \n \n Somente em 2013, a Oi já recebeu de R$ 7,8 milhões em multas, em\n todo o Brasil. Foram mais de seis nos últimos três meses. Despachos da direção\n da Anatel apontam, entre as irregularidades, rejeição a recursos impetrados\n pela Oi contra acusações de irregularidades e descumprimento de metas cometidas\n por suas filiais. \n \n Oi já tinha sofrido sanções da Anatel por má qualidade do serviço\n no Estado \n \n No ano passado, a Oi foi proibida pela Anatel de vender novas\n linhas de celular em Mato Grosso do Sul e outros quatro Estados. A sanção foi\n determinada após o órgão constatar que eram frequentes as interrupções das\n ligações, além da quantidade de reclamações dos usuários ficavam sem solução. \n \n Para que pudesse voltar a vender chips de celular, a Anatel\n determinou que, no prazo de trinta dias, a operadora deveria apresentar\n melhorias no serviço prestado, que incluíam uma redução do número de chamadas\n interrompidas e o problema do mau atendimento nos callcenters da empresa. \n \n Além da Oi, a Claro e a Tim sofreram sanções em outros Estados\n brasileiros. Somente uma empresa foi punida em cada Estado, e foram escolhidas\n depois de a Anatel verificar qual operadora apresentava mais deficiências no\n serviço em cada região. \n \n Antes dos 30 dias estipulados pela Anatel, as empresas\n apresentaram planos de melhorias. A punição se estendeu do dia 18 de julho até\n o dia 3 de agosto.\n \n \n
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