Sábado, 23 de Novembro de 2024
Economia
12/02/2012 00:00:25
Pioneira na região, empresa de Coxim gera 20 empregos na fabricação de telhas de cimento
Os planos que se iniciaram em 2008, se concretizaram em agosto de 2011, porém, para chegar a realização pessoal, foram necessários vários projetos, mas a experiência profissional vem desde 1979, quando o pai montou uma olaria no município de Coxim e virou referência na produção de tijolos.

Adriana Queiroz

Imprimir
Foto: PC de Souza
\n Os planos que se iniciaram em 2008, se concretizaram em agosto de 2011, porém, para chegar a realização pessoal, foram necessários vários projetos, mas a experiência profissional vem desde 1979, quando o pai montou uma olaria no município de Coxim e virou referência na produção de tijolos.

Foi pensando em dar continuidade no ramo da construção civil e ser dono do próprio negócio, que Oberdan Berro, de 39 anos, montou em Telhas Berro, pioneira na produção de telhas de cimento na região norte de Mato Grosso do Sul.

Com estrutura montada em um terreno de 300m², a empresa produz diariamente três mil telhas e emprega 20 funcionários, sendo 10 ligados diretamente a produção.nbsp; A intenção é duplicar esses números, chegando a produção diária de seis mil telhas. Para tanto, será necessário aumentar o quadro de funcionários, apenas no setor de produção, para 18.

Entretanto, as pretensões vão um pouco além da produção de telhas. Berro trabalha com objetivo de produzir vasos de plantas, também do mesmo material.

Conforme o empresário, a idéia principal era trabalhar na produção de telhas de barro, porém, requer mais espaço físico, sendo destinado apenas para a queima do material 120m², com fornos que chegam a temperatura de 700ºC. E, como a estimativa é de que as telhas de cerâmica tendem a deixar o mercado, Berro optou pelanbsp; tendência que vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil, as telhas de concreto coloridas.

PRODUÇÃO - A matéria prima utilizada é areia peneirada, cimento, água e pigmentos. A massa é processada em máquina extrusora e colocada em formas de alumínio fundido, que da o modelo da telha. Daí são armazenadas e estocadas nas câmaras de cura, que servem para manter a qualidade do produto, necessitando apenas da temperara a 55ºC.

”As vantagens que vi nessa telha é a consistência e perfeição. Hoje, as Telhas Berro tem capacidade para suportar 240 quilos. Pretendo fazer novos testes para aumentar a resistência chegando a agüentar 350 quilos”, comentou o empresário.
Berro conta ainda que no uso das telhas de concreto não é necessário reforçar o madeiramento, devido as características e dimensões do material, além de serem resistentes e duráveis. “Elas também cobrem uma área maior usando menos unidades. Por exemplo, 10 peças e meia de telha de cimento cobrem uma área de 1 m², enquanto para cobrir a mesma área com telhas de cerâmica são necessárias 17 telhas”, explica.

ACEITAÇÃO – De acordo com o empresário, o produto esta sendo bem aceito nas construções. “Somos a única empresa da região que produz telhas de cimento. Vendemos para construtora e diretamente para o consumidor, sob encomenda. Distribuímos para todas as cidades da região norte e também para Campo Grande”, disse.

DESÂNIMO – Berro relatou as dificuldades encontradas em relação ao alvará pra botar a empresa em prática, tendo até pensado em desistir do negócio, porém, a injeção de ânimo veio de um convite tentador feito pela prefeitura de Campo Grande, que ofereceu 15 anos de isenção de impostos. Mas, prevaleceu a idéia de montar a empresa em Coxim. No entanto, o empresário questiona: “Como que o município quer atrair indústria sem incentivo?”.

Devido a produção de telhas de concreto não passarem pelo processo de queima, causam menos danos ao meio ambiente comparadas aos outros tipos de telhas. Este fator faz com que a industria possa ser instalada também em área urbana.

SERVIÇO - O escritório e A fábrica Telhas Berro fica na zona suburbana de Coxim, próximo a BR-163. Contato: (67) 3291.6582 \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias