CGNews/LD
ImprimirEstá disponível nesta segunda-feira (15), o sétimo lote de restituição do imposto de renda. Em Mato Grosso do Sul, são contemplados 19.658 contribuintes. O valor total disponível no Estado é de 22.365.387,90. A restituição, referente aos exercícios de 2008 a 2014, ficará disponível no banco durante um ano, de acordo com a Receita Federal.
Se o contribuinte não sacar o dinheiro no prazo de um ano deverá fazer requerimento pela internet, por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição ou diretamente no site da receita Federal, na área e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), no serviço Extrato do Processamento da DIRPF (Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física).
A Receita federal tem ainda um aplicativo para tablets e smarthphones que facilita consulta a declarações de IR e situação cadastral no CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Malha fina – A Receita Federal reteve 16.486 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física relativo a 2014 na malha fina, em Mato Grosso do Sul. O número representa 4,32% das 19.658 declarações enviadas, que totalizam restituição de 22.365.387,90.
Do total, caíram na malha fiscal 12.412 contribuintes, que omitiram rendimentos. Outros 1.312 pessoas ficaram na malha cadastral, pois cometeram erros no cadastro da declaração e 2.762 caíram na malha débito, pois já devem à Receita.
Contribuintes que tiveram as declarações retidas devem acessar o e-CAC. Quem caiu na malha débito receberá uma carta de notificação e deve se manifestar, caso não o faça a Receita faz a compensação. O E-CAC pode ser acessado no canto superior esquerdo no site www.receita.fazenda.gov.br.