Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025
Economia
31/12/2024 06:39:00
Silenciosamente, fábrica transforma ‘princesinha’ em ‘rainha do leste' de MS
Inocência se prepara para se transformar com a implantação da quinta fábrica de celulose de Mato Grosso do Sul

CGN/PCS

Imprimir
Imagem aérea de terraplanagem do local onde será implantada a Arauco, ao lado de área plantada (Foto: Arauco)

A cidade de Inocência, localizada no coração de Mato Grosso do Sul, está se preparando para uma transformação histórica com a chegada da quinta fábrica de celulose do estado. A implantação da planta industrial no Projeto Sucuriú, da Arauco Brasil, está impulsionando a cidade a um novo patamar de desenvolvimento econômico e social.

Com investimentos de US$ 4,6 bilhões, a nova fábrica, que ficará a 50 km de Inocência, começará a operar no segundo semestre de 2027, após o término das obras previstas para o início de 2025.

Neste momento, 1.800 trabalhadores já estão na fase de terraplanagem do local, um primeiro passo para a criação de uma unidade moderna de produção de celulose, com capacidade de 3,5 milhões de toneladas. O impacto desse projeto será sentido por toda a região, com a estimativa de geração de 14 mil empregos durante o pico da obra.

O prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia dos Santos, o Toninho da Cofapi (PP), destaca que o município está pronto para acolher esse grande empreendimento. "Inocência, que até então era conhecida como a Princesinha do Leste, se prepara para se tornar a Rainha", afirma, destacando o momento de grande transformação econômica que a cidade está vivendo.

A prefeitura tem se mobilizado para garantir que a cidade esteja à altura desse crescimento. Além de elaborar um novo Plano Diretor, o município está investindo na construção de um novo núcleo industrial e no fortalecimento da infraestrutura.

No local, 1.800 homens trabalham de forma incessante na terraplanagem da planta industrial (Foto: Arauco)

Entre os principais projetos estão a construção de 51 novas moradias, com mais 51 já em andamento e outras 42 sendo licitadas. Além disso, a parceria com o Governo Estadual e a Caixa Econômica Federal vai garantir a construção de 108 novos lotes urbanos, e a liberação de recursos do Governo Federal está prevista para aumentar a oferta habitacional com a criação de mais 50 unidades pelo programa "Minha Casa, Minha Vida". O prefeito Toninho também destaca a necessidade de adquirir mais áreas para dar conta da crescente demanda por moradias.

A cidade, com seus 13 mil habitantes, verá sua população crescer exponencialmente nos próximos anos, com estimativas de até 32 mil pessoas circulando no município.

Capacitação

Com o forte aumento de investimentos e movimentação econômica, a demanda por mão de obra qualificada tem sido um desafio, especialmente em uma cidade que até então dependia da pecuária de média escala.

Para atender à necessidade de trabalhadores capacitados, o Governo do Estado, em parceria com a Arauco, está investindo na qualificação profissional da população local, com programas oferecidos pelo Senai e pelo Sesi. "O Estado, em parceria com o setor privado, já está promovendo capacitações para atender a todas as etapas da obra", explica o secretário estadual de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck.

Atualmente, a cidade está em um cenário de pleno emprego, com a construção civil dominando as ofertas de trabalho. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), foram abertas mais de mil vagas de emprego só este ano, e a expectativa é que a demanda continue aumentando à medida que a fábrica da Arauco avance.

A instalação de um Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Inocência, com apoio da Funtrab, ajudará na captação e encaminhamento de vagas de trabalho, enquanto o Sebrae-MS monitorará o crescimento dos pequenos negócios, que também serão impactados positivamente pela chegada da fábrica.

Projetos

Com o ritmo acelerado de mudanças, a cidade de Inocência também está atenta à governança e sustentabilidade do projeto. O Governo Estadual, em parceria com a Arauco e a prefeitura, elaborou o Plano Estratégico Socioambiental do Projeto Sucuriú, com o objetivo de promover um desenvolvimento ordenado e sustentável para a cidade.

O projeto inclui a construção de um aeroporto e melhorias em rodovias, além de uma série de ações que visam garantir a integração entre os diversos setores da sociedade e a preservação ambiental.

O secretário Verruck destaca a importância do projeto para o Estado e a região. "A Arauco está consolidando sua base florestal com mais de 300 mil hectares e criando um impacto positivo na economia local. Isso vai transformar Inocência em um polo de desenvolvimento sustentável, com geração de empregos e melhoria na qualidade de vida da população", conclui.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias