G1/LD
ImprimirAs vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil recuaram 11,26% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2015, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (1) pela federação dos concessionários, a Fenabrave.
Foram emplacados 183,9 mil veículos novos, ante 181,4 mil em julho, o que representa uma leve alta de 1,37% na comparação com o mês imediatamente anterior. Ainda tímida, esta é a 4ª alta consecutiva sobre o mês anterior.
No acumulado do ano, o mercado brasileiro de modelos novos encolheu 23%, com 1,34 milhão de unidades comercializadas, ante 1,75 milhão no mesmo período do ano passado.
Marcas
Na briga para ver quem cai menos, a Chevrolet está levando a melhor, somando 16,7% das vendas de carros e comerciais leves de janeiro a agosto.
Em segundo lugar, a ex-líder Fiat tem agora 15,49%, mas tenta se recuperar com o crescimento do pequeno Mobi e da picape Toro. A Volkswagen é a terceira com 12,8% do mercado, seguida por Hyundai (9,89%), Toyota (9,17%), Ford (8,81%) e Renault (7,46%).
Pesados
O segmento de pesados segue com os piores desempenhos do setor. Entre os caminhões, as 4,3 mil unidades emplacadas em agosto indicam declínio de 24,7% sobre o mesmo mês de 2015. Entre janeiro e agosto, o volume de vendas é 30% mais baixo do que no ano passado.
Apenas 1,4 mil ônibus novos entraram em circulação em agosto. O número é 11% menor que o registrado no mesmo mês de 2015 e 27% abaixo do apresentado em julho. No ano, o acumulado também é de 30% de queda.
Motos
Contadas em separado, as vendas de motocicletas novas mostram forte queda de 19,5% em agosto, na comparação anual. Embora tenha registrado leve alta de 1,5% sobre os números de julho, o acumulado nos 8 primeiros meses de 2016 é 16,8% menor que o verificado em 2015.