Sheila Forato
ImprimirNa sessão desta terça-feira (6), o presidente da Câmara de Coxim, William Meira (PSDB), destacou o empenho coletivo das autoridades municipais, estaduais e federais para retomada das atividades do frigorífico JBS, que fechou suas portas no dia 1º.
Durante o uso da Tribuna, o vereador relatou que esteve em Campo Grande, na segunda-feira (5), e participou de diversas reuniões em secretarias de Estado, junto com o prefeito de Coxim, Edilson Magro (DEM), em busca de ajuda para manutenção dos empregos.
“O governo do Estado deu carta branca para o Jaime Verruck, que é responsável pelo desenvolvimento econômico em Mato Grosso do Sul, para elaborar estratégias de retomada das atividades do frigorífico em Coxim”, enfatizou William. Dentre as possibilidades está a adaptação da planta para o abate de suínos. Para tanto, as autoridades vão tentar uma agenda na matriz da JBS, em São Paulo, onde as alternativas serão discutidas.
Segundo o presidente, a comitiva de Coxim também se reuniu com a deputada federal, Rose Modesto (PSDB), que já acionou por telefone a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para intervir nessa retomada.
A JBS empregava diretamente 210 pessoas na unidade de Coxim. Com o fechamento, a empresa diz que oportunizou a transferência dos funcionários para outras unidades do Estado. Os que não aceitaram foram desligados.
William lembra que a vontade da JBS era fechar a unidade Coxim em abril, mas, a mobilização iniciada pela Câmara Municipal, por meio de audiência pública proposta pelo colega de parlamento, Carlos Henrique Ferreira da Silva (MDB), aliada ao empenho de autoridades estaduais, resultou no adiamento por 90 dias.