Sábado, 19 de Abril de 2025
Educação
26/12/2013 09:00:00
55% dos professores dão aula sem ter formação na disciplina
Pouco mais da metade (55%) dos professores do ensino médio da rede pública do país não tem formação específica na área em que atua.

Folha/PCS

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Pouco mais da metade (55%) dos professores do ensino médio da rede pública\n do país não tem formação específica na área em que atua. \n \n Em números absolutos, o percentual equivale a quase 280 mil docentes do\n país. \n \n Em física, a proporção de especialistas na matéria cai a 17,7%; em química,\n a 33,3%. \n \n Na rede particular, a situação é só um pouco melhor: do total de\n professores, 47% não possuem a formação ideal. \n \n O levantamento, inédito, foi tabulado pelo Inep (instituto de pesquisas do\n Ministério da Educação), a pedido da Folha.\n A base é o Censo Escolar de 2012 (o mais recente). \n \n Os últimos dados oficiais divulgados sobre deficit de professores no país\n referiam-se a uma estimativa da Capes (outro órgão da pasta), com informações\n de 2005, que englobavam também os anos finais do fundamental. \n \n Considerando as redes públicas e privadas juntas, hoje 53,5% dos docentes do\n ensino médio não têm a formação ideal. Naquele ano, eram 51% (fundamental e\n médio). \n \n A Bahia é o Estado que possui menor proporção de professores com a formação\n ideal (8,5%) no sistema público. \n \n Fora da Lei \n \n Na outra ponta da lista está o Distrito Federal (71%). São Paulo possui 57%\n -o Estado afirma que, se o professor não tem a formação específica na matéria,\n ao menos tem diploma em área correlata (por exemplo, docente de matemática para\n física). \n \n "Não existe uma oferta de profissional no ritmo que [a rede]\n precisa", reconhece o secretário de educação básica do Ministério da\n Educação, Romeu Caputo. \n \n Ele ressalta, porém, que parte do deficit é proveniente de matérias\n recentemente incorporadas ao currículo, como sociologia e filosofia. \n \n Para Ana Lúcia Marques, diretora da escola Setor Leste, de Brasília,\n licenciatura faz diferença no ensino. \n \n A escola, referência de ensino público na capital, diz ter todo corpo\n docente com formação específica. "Uma pessoa que faz engenharia [e dá aula\n de física] pode ter o domínio do conteúdo, mas não aprendeu o manejo da classe,\n que também é extremamente necessário", disse a diretora. \n \n Para o professor de física no Distrito Federal Paulo Sérgio Alves, 54, a\n especialização não é um fator determinante, mas é importante. \n \n "Na área de física, a maioria dos professores é de matemática porque\n sabe resolver, mas falta definição do conceito, falta habilidade para passar de\n onde vem aquilo." \n \n Na tentativa de reverter o quadro, o Ministério da Educação lançou o pacto\n nacional para o fortalecimento do ensino médio. A medida prevê a realização, a\n partir do próximo ano, do curso de formação continuada para docentes da rede\n pública. Serão 90 horas de capacitação, com bolsa mensal de R$ 200. \n \n O curso do ministério terá o objetivo não apenas de atualizar o conhecimento\n dos professores na área de atuação como desenvolver atividades para aproximá-lo\n dos alunos em sala de aula, afirma o secretário da área.
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