Sheila Forato
ImprimirApós se reunir em Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (14), com os deputados Vander Loubet-PT (federal) e Junior Mochi-MDB (estadual), o vereador Abilio Vaneli-PT anunciou que uma comitiva da região norte deve ser recebida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, para dar andamento as tratativas de implantação do curso de medicina no campus de Coxim da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
A reunião deve acontecer no final do mês, dias 29 ou 30, conforme informação repassada durante a reunião. Abilio lembrou que Vander é líder da bancada federal do Estado e tem se empenhado na articulação da agenda junto ao Ministério da Educação. O mesmo tem feito Mochi em Mato Grosso do Sul. “Tenho acompanhado de perto o comprometimento de ambos com a causa, que é de todos nós”, endossou o vereador.
Segundo Abilio, a reunião deve contar com integrantes da bancada federal, deputados estaduais, prefeitos que integram o Cointa (Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), vereadores, além de representantes da universidade, dentre esses o reitor Marcelo Turine, que também integra o movimento em prol do curso de medicina para Coxim.
O parlamentar lembrou que nosso município é considerado polo em educação e que a vinda da medicina, curso mais concorrido do Brasil, vai reforçar essa condição. “Ganha a educação, mas, também a economia. A abertura de um novo curso é sinônimo de aquecimento no mercado imobiliário, em restaurantes, lanchonetes, farmácias e no comércio de forma geral”, enfatizou Abílio.