Notícias MS/LD
ImprimirQuarenta e dois estudantes de 11 unidades da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participam da 9ª bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes) no Rio de Janeiro. Eles chegaram para o evento no domingo (1).
O ônibus da UEMS foi disponibilizado ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) para a participação dos estudantes. O acordo foi assinado junto ao Reitor, Fábio Edir, na Unidade de Dourados, na sexta-feira, 30.
A Bienal da UNE é uma mostra de tudo o que está sendo produzido de arte estudantil nas universidades brasileiras, envolvendo música, cinema, literatura, teatro, ciência e tecnologia e também outras linguagens.
“O DCE se sente muito bem representado pelos estudantes de nossa universidade presentes no evento. Sabemos que o movimento estudantil da UEMS precisa se Movimentar de fato e levar para os estudantes informação, arte e cultura”, ressaltou o diretório.
A 9ª Bienal da UNE é o maior festival estudantil da América Latina, se integra às comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro, e acontece na cidade de 1º a 6º fevereiro de 2015. São esperados mais de 10 mil estudantes de todas as partes do país para celebrar a diversidade cultural produzida dentro e fora das universidades brasileiras.
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, é convidado do evento. Ele participará de uma Roda de Diálogo da 9º bienal da UNE na quarta-feira (4) às 17h na Fundição Progresso. A Bienal também traz grandes nomes da música brasileira, como Criolo, Alceu Valença, Cidade Negra, Pitty e Arlindo Cruz com dona Ivone Lara. As apresentações serão gratuitas e ao ar livre para milhares de estudantes no coração da Lapa.
Homenageada na área de música nesta edição da Bienal, dona Ivone Lara, 94, fez uma participação no show do Arlindo Cruz, que fechou a primeira noite do encontro no domingo à noite, no Circo Voador.