Sábado, 23 de Novembro de 2024
Educação
17/02/2016 15:26:00
Alunos já podem se inscrever para olimpíada de astronomia e astronáutica

Correio do Estado/LD

Imprimir

Alunos de escolas públicas e particulares já podem serem inscritos na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O objetivo da OBA, segundo a coordenação do evento, é levar “a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens”.

Até hoje, a OBA já contou com mais de 7 milhões de participantes. Em 2015, a olimpíada teve a participação de mais de 830 mil estudantes de quase 10 mil escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, além da colaboração de 64 mil professores. Distribuiu cerca de 46 mil medalhas, 7% a mais do que na edição anterior.

O programa é realizado com parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fique atento, pois a edição desse ano já está com as inscrições abertas. A Olimpíada vai acontecer no dia 13 de maio e é voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio. Escolas públicas ou particulares que ainda não participam já podem se cadastrar pelo site (www.oba.org.br).

O prazo para inscrições de escolas que vai até o dia 13 de março e os exames acontecem em fase única no dia 13 de maio de 2016.

As inscrições para novas escolas (isto é, que não estavam inscritas em 2015) vão até 13 de março de 2016 e as escolas que participaram em 2015 já estão cadastradas e não precisam fazer nada, exceto ler as instruções gerais contidas no setor de DOWNLOADS da OBA.

Escolas que estavam inscritas em 2015, mas não participaram só precisam enviar um email para OBA.SECRETARIA@GMAIL.COM para renovar seu cadastro. As inscrições de novas escolas só estão disponíveis em nosso site www.oba.org.br

A olimpíada é dividida em quatro níveis - os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto, para os do ensino médio - e a prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

Os melhores classificados na OBA representam o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017. E os participantes dessa edição ainda vão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais, que acontecem em São José dos Campos (SP), onde os participantes recebem material didático e assistem a palestras de especialistas.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias