Sábado, 23 de Novembro de 2024
Educação
28/01/2016 14:59:00
Biblioteca SESI – Indústria do Conhecimento de Coxim é destaque em MS

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação assessoria

Relatório de Atendimentos apresentado pelo SESI da atuação das Bibliotecas Indústria do Conhecimento de Mato Grosso do Sul aponta Coxim em primeiro lugar no ranking das 41 unidades existentes no estado.

No período de Janeiro a Dezembro de 2015 houve um aumento de 49% no número de atendimentos e 19% no número de pessoas atendidas. Somando as 41 Bibliotecas foram realizados 248.959 atendimentos e 72.089 pessoas atendidas.

Os serviços oferecidos vão desde: Uso dos Computadores; Ação Educativa / vídeos; Ações educativas; Cursos livres Português e Matemática; Contação de histórias; Bics e a Primeira infância; Projetos de leitura; Inclusão social; Cinemateca; Iniciação Tecnológica – Robótica; Jogos pedagógicos até Reforço escolar individualizado.

Em Coxim foram realizados mais de 16,3 mil atendimentos e 5253 pessoas foram atendidas no ano de 2015. De acordo com a coordenadora da Biblioteca SESI, de Coxim, Agripina Souza a partir do ano de 2015, o SESI propôs a todas as Bibliotecas que trabalhassem mensalmente um tema em comum. “No início do ano foi elaborado um calendário cultural, em que procuramos fugir das datas comemorativas comuns e indicamos temas que contribuíssem para a informação e conhecimento das comunidades atendidas”, pontuou.

Foram abordados temas como Preconceito, dia Internacional do Jovem Trabalhador, Saúde Da Mulher e Orientação Alimentar, Semana Mundial do Meio Ambiente, Dia da Avó e Saúde na Terceira Idade, Saúde do Homem, Compreensão Mundial, Campanha e Combate ao Câncer de Mama, Dia Mundial da Gentileza e Solidariedade.

A função principal de qualquer biblioteca é ser fonte de conhecimento. Em nosso estado, com as Bibliotecas Indústria do Conhecimento somos exemplo de que esses espaços podem oferecer muito mais a seus usuários: sonhos, paz, mudança de vida.

A função social de uma biblioteca vai muito além da informação, passa pela formação e pela cidadania. Numa biblioteca, é preciso lidar com toda a realidade que compõe a sociedade e tentar mostrar caminhos quando preciso.

A função educativa das nossas bibliotecas objetiva promover junto à comunidade usuária aspectos, meios, materiais e condições que facilitem a autoeducação e possibilidades de apropriação de conhecimentos. Esta função está em consonância com o Manifesto da UNESCO que assinala que a biblioteca pública deve apoiar as atividades e programas de alfabetização, destinadas a todos as pessoas de todos os grupos sociais ou idades (Manifesto da UNESCO - 1994).

É possível afirmar que a função educativa desenvolvida por nossas bibliotecas, correspondem às atividades que subsidiarão e complementarão a educação formal e possibilitarão aos usuários a apropriação de conhecimentos. significação e transferência de saberes que possam modificar ou transformar a vida dos cidadãos.

O prefeito Aluizio São José ficou muito satisfeito com o resultado e acredita que todos àqueles que frequentam a Biblioteca do SESI tem acesso à informação, direito à informação e possibilidades de apropriação de conhecimento. “Nunca é tarde para aprender e aprimorar seus conhecimentos. Agradecemos aos funcionários da Biblioteca do SESI em nome da nossa amiga Agripina Souza e todos àqueles que contribuem com acesso ao conhecimento”, comemorou o primeiro lugar no ranking entre as 41 bibliotecas do SESI.

Foto: Divulgação assessoria
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias