Da assessoria/LD
ImprimirOs mais de mil estudantes matriculados no Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) passam a ter aulas na sede definitiva no próximo dia 31 de julho, data em que se inicia o segundo semestre letivo na unidade. A informação foi divulgada por meio de um comunicado, emitido pela reitoria nesta sexta-feira, 30.
Localizado na Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio, o campus tem mais de 8 mil m² de área construída. Os cinco blocos abrigam 14 salas de aulas, 19 laboratórios, biblioteca, setores administrativos e cantina. O complexo possui ainda quadra poliesportiva e estacionamento próprio.
Na avaliação do reitor Luiz Simão Staszczak, a mudança para a sede definitiva do Campus Campo Grande é fundamental para a consolidação do Instituto Federal no Estado, uma vez que a unidade é a que terá maior capacidade no atendimento a alunos do ensino presencial.
“A projeção é que o IFMS possa atender, somente na Capital, mais de 3 mil estudantes com a oferta de cursos técnicos, graduação e pós-graduação. A mudança permite que, no futuro próximo, o campus amplie o número de vagas nos cursos atualmente oferecidos”, reforçou.
Para a diretora-geral do Campus Campo Grande, Rosane Fernández, a mudança para a sede definitiva marca o início de um novo ciclo para a comunidade interna.
“Nossos servidores e estudantes estão entusiasmados com a mudança que, sem dúvida, irá fortalecer as ações de ensino, pesquisa e extensão, inclusive promovendo melhorias para a região no entorno do campus. A semente que foi cultivada lá atrás, no processo de implantação do IFMS na Capital, está passando por uma transformação e, acredito, irá render frutos em uma árvore frondosa”, pontuou Rosane.
Em relação à infraestrutura disponibilizada na sede definitiva, o reitor destaca que o aperfeiçoamento e melhoria é um desafio constante da gestão do IFMS.
“Em um contexto de evolução permanente, temos o desafio de aperfeiçoar a infraestrutura dos dez campi. Em Campo Grande, estão previstas uma série de melhorias como a ampliação do número de salas de aula e laboratórios, aquisição de novos equipamentos, cobertura da quadra poliesportiva e a construção de um espaço de convivência entre os blocos”, explicou o reitor.
Histórico – O IFMS desenvolve as atividades de ensino e administrativas em sede provisória em Campo Grande desde o segundo semestre de 2010, quando foram oferecidos os primeiros cursos técnicos a distância. Os encontros presenciais eram realizados em uma sala cedida pelo Colégio Militar.
Em 2011, foram abertas vagas para os cursos técnicos integrados em Eletrotécnica, Informática e Mecânica, para o curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet e para cursos técnicos presenciais subsequentes. Nos anos seguintes, iniciou-se a oferta da especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica e de cursos de qualificação profissional de curta duração.
Além de formar 740 estudantes em diversas modalidades de ensino, o campus tem se destacado também na área da pesquisa e inovação. Nos últimos anos, foram desenvolvidos 70 projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, e concedidas bolsas de iniciação científica a 120 estudantes do ensino técnico integrado e graduação.
Entre as pesquisas desenvolvidas, destaque para o sistema que possibilita a cegos lerem e escreverem com a ajuda de pontos em relevo. O projeto foi apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília (DF), em 2014.
Outra pesquisa que acaba de ser reconhecida é a que criou o sistema de divulgação e submissão das Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS. Desenvolvido por dois estudantes do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, o projeto recebeu o Certificado de Registro de Programa de Computador, emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em abril deste ano.