O Globo/LD
ImprimirNão são apenas os congestionamentos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que tiram o sono de quem tenta concorrer a uma das 228 mil vagas oferecidas em universidades públicas. Pelas redes sociais, estudantes relatam que não conseguem acessar o portal por um suposto erro ocorrido com senhas pessoais cadastradas com mais de dez dígitos. A combinação para o acesso ao sistema é a mesma utilizada no site do Enem. O Ministério da Educação (MEC), por outro lado, ressaltou que o sistema está funcionando normalmente e que a senha tem obrigatoriamente até dez dígitos.
O estudante Bruno Fernandes Leite, que pretende cursar Biomedicina na UniRio, está entre os candidatos que afirmam ter enfrentado o problema desde que as inscrições foram abertas no início da semana. Sua mãe, Marisa Fernandes, conta que os dois encontravam a mesma mensagem na tela do computador sempre que tentavam realizar o login. "Senha ou número de inscrição incorretos", informava o sistema. Do suporte técnico do Sisu, recebeu a orientação de "continuar tentando, já que o site passava por manutenção". Foi só no última dia de inscrições, nesta quinta-feira, depois de encontrar outros candidatos com a mesma dificuldade na internet, que Marisa e Bruno, enfim, conseguiram acessar o portal. A solução indicada pelos usuários era digitar somente os dez primeiros dígitos da senha.
— Acordamos de madrugada, porque achamos que era um problema causado por ter muita gente acessando. Tentei de tudo. Comecei a ler várias mensagens de gente que relatava o mesmo problema. Li que a senha tinha que ter até dez dígitos. É surreal. Imagina a quantidade de gente que vai perder a inscrição. É um problema tão simples para solucionar — afirma Marisa, que reclama da falta de informação sobre o funcionamento das senhas de acesso ao portal — O que me deixou indignada é que em nenhum momento foi falado que a senha só poderia ter dez dígitos.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o MEC disse que a informação está disponível na página de recadastramento de senha no portal do Inep. O MEC, contudo, não explicou ao GLOBO porque há candidatos com senhas maiores cadastradas durante as inscrições para o Enem, nem porque o suporte técnico não orientou usuários sobre o limite de dígitos.
As inscrições terminam às 23h59m desta quinta-feira. Ao todo, são 228 mil ofertas em 131 instituições públicas de ensino superior de todo o país. De acordo com o MEC, até a noite desta quarta-feira, 2.217.738 pessoas já haviam se candidatado às vagas. Desde a manhã desta quinta-feira, os estudantes podem conferir a última parcial das notas de corte divulgadas pela plataforma.