Da assessoria/LD
ImprimirA solicitação do certificado de conclusão do ensino médio e da declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014) já pode ser feita ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). As regras estão publicadas na Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
A solicitação deve ser feita em um dos sete câmpus do IFMS, de segunda-feira a sexta-feira, exceto recessos e feriados, conforme endereços e horários constantes na tabela abaixo.
Não haverá cobrança de taxa pela emissão dos documentos.
Requisitos – Somente poderão requerer a certificação os candidatos que tiverem completado 18 anos até a data da realização da primeira prova do Enem 2014 (8 de novembro do ano passado) e que ainda não tenham concluído o ensino médio.
Além disso, o candidato deve ter indicado a pretensão de utilizar os resultados de desempenho na prova para fins da certificação, no ato da inscrição, bem como a instituição certificadora, e ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.
Para solicitar a declaração parcial, o candidato deve ter atingido o mínimo de 450 pontos na área de conhecimento que deseja obter proficiência. Caso deseje obter a declaração na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é obrigatório que tenha atingido também, no mínimo, 500 pontos na redação.
No caso das pessoas privadas de liberdade, a solicitação poderá ser feita pelo responsável pedagógico mediante ofício da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário ou de uma das Unidades Penais, direcionado a um dos câmpus do IFMS, nos endereços informados na tabela.
Documentos – O candidato deverá apresentar o requerimento disponível na Central de Seleção do IFMS preenchido, o boletim individual com as notas do Enem 2014, além de originais e cópias do documento de identidade com foto e CPF.
O IFMS terá até 30 dias para entrega da declaração parcial e até 45 dias para o certificado de conclusão, contados a partir da data de protocolo do requerimento. Os documentos deverão ser retirados no mesmo câmpus em que foi realizada a solicitação.
Para a solicitação ou retirada dos documentos será aceita procuração com firma reconhecida.