Domingo, 20 de Abril de 2025
Educação
08/09/2016 13:21:00
Ensino médio e fundamental ficam abaixo da meta do Ideb, divulga MEC

G1/LD

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O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (8) o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O ensino médio segue estagnado com 3,7 pelo terceiro ano consecutivo e não atingiu a meta de 4,3.

Do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, o Brasil teve Ideb de 5,5 e bateu a meta de 5,2. Enquanto, no ensino fundamental 2, que compreende da sexta à nona série, o Brasil mais uma vez não cumpriu a meta nacional que era de 4,7, ficando com Ideb de 4,5.

"O quadro geral não é algo que possamos celebrar", afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho.

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0.

Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

Estados e Distrito Federal

Se considerado os resultados do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 5ª série), todos os estados do país e o Distrito Federal, exceto Tocantins, tiveram evolução no índice.

Para cada estado, o MEC estabeleceu uma projeção do índice que deveria ser alcançado, e por esse critério, dois estados (Rio de Janeiro e Amapá) e o Distrito Federal ficaram abaixo da meta.

Origem do Ideb

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é divulgado a cada dois anos. O Ideb divulgado nesta quinta-feira diz respeito ao desempenho das escolas, redes, municípios, estados e Brasil em 2015. O desempenho é comparado com as metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as edições futuras, até o ano de 2021.

Há um indicador calculado para cada nível do ciclo básico: o ensino fundamental I (avaliando os estudantes do 5º ano), o ensino fundamental II (avaliando os estudantes do 9º ano), e o ensino médio (avaliando os estudantes do 3º ano).

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