Da redação/SF
ImprimirNo mês passado, a Escola Estadual Semmiramis Carlota Benevides da Rocha realizou a 1ª Feira de Ciências com o tema “Sustentabilidade e Economia na Terra do Peixe – Coxim/MS”. O objetivo foi desenvolver a pesquisa científica em conjunto de práticas econômicas: pesca, cultura, turismo e gastronomia que visam o desenvolvimento econômico na terra do peixe no município de Coxim, preservar o meio ambiente e garantir a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações dos rios Coxim e Taquari.
Aberto ao público, o evento passa a integrar o calendário escolar no mês de setembro. Durante a feira, os alunos expuseram os trabalhos usando a ciência e a tecnologia, sob a orientação de seus professores. “O momento foi uma oportunidade para que professores, estudantes, pais, responsáveis, comunidade local e apoiadores conhecessem todos os trabalhos desenvolvidos pelos nossos protagonistas”, definiu a professora Laura Cristiana Leones Lelis, coordenadora de Práticas Inovadoras.
A 1º Feira de Ciências foi envolveu toda escola, alunos, professores, coordenação pedagógica e direção. Foram apresentados sete trabalhos de conhecimentos científicos por aéreas de conhecimentos em standes, diários de bordo, maquete, banner, drone, site, itens sobre a pesca, exposições de fotos sobre o contexto histórico, turismo e a cultura coxinense, degustações de comidas derivadas do peixe (Gastronomia Coxinense – “ Costela de Pacu, Moqueca de Pintado, Pacu Pizza, etc), caiaques, cartazes, etc.: Na abertura teve duas apresentações culturais.
Para Laura, a participação dos estudantes é muito importante, pois nas Feiras de Ciências os estudantes têm a oportunidade de colocar na prática o conhecimento adquirido na sala de aula. Além dos temas trabalhados a atividade também promove o exercício do método científico, o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico, da comunicação oral e do trabalho coletivo, possibilitando o desenvolvimento integral dos estudantes.
A E.E. Semíramis Carlota Benevides da Rocha trabalha com um olhar voltado para as Ciências. Através da observação, experimentação e investigação, especulamos e comprovamos a validade de nossas hipóteses mediante mais experimentos, tudo isso com o objetivo de aprendermos mais levando os estudantes à introdução da pesquisa, com as experiências mais simples até as mais complexas, que envolvem o Ensino Fundamental.
Os setes projetos científicos passaram por uma banca de avaliadores, que realizaram as avaliações dos trabalhos e quatro dos setes projetos científicos apresentados durante a 1º Feira de Ciências “ Sustentabilidade e Economia na Terra do Peixe – Coxim/MS”, foram classificados para 2º etapa da programação da 20º Semana Nacional de Ciência eTecnologia (SNCT) de 2023 na 2º edição do Workshop CRE4/SED: 2º Construção de ideias cientificas tecnológicas. Houve também a premiação dos quatro melhores “ Diários de Bordos “por equipes e projetos. Uma forma de incentivar os estudantes a continuarem aprofundando na área da pesquisa científicas.
Apresentação Cultural
- Antônio Euclides dos Santos – com a música: Regressando a Coxim (Compositor:
- José Inácio de Oliveira) e uma poesia “ Saudades “ – (Autoria Própria).
- Coreografia em homenagem ao senhor “Geraldo Mochi” (In Memoria), poeta e
- escritor, música de Lígia Mourão: “BOM MESMO É COXIM”, que reflete muito
- bem sua alma de POETA, sempre engajado politicamente colaborando dos
- lugares onde morou e acima de tudo um apaixonado por Coxim “Bom Mesmo e
- Coxim”! Com os estudantes das turmas 6º Ano A/B e 7ª Ano “A/B “– Matutino,
- coreografia Professor” Carlos Henrique (Kaka)”.
Projetos Científicos
- 1-O Plantio da Taquara para Prevenir o
- Desbarrancamento dos Rios Taquri e Coxim;
- 2- “Uso de Drones para o monitoramento da Pesca, Rios e
- Desmatamento em Coxim /MS
- 3- Uma Análise da Pesca em Coxim – MS, baseada em
- entrevistas locais;
- 4-Gastronomia e Economia na Terra do Peixe;
- 5- Globo do turismo Coxinense -Contexto Histórico Sobre
- Coxim;
- 6 - Pesquisa Para Promoção do Turismo Sustentável em Coxim
- – MS e Conscientização sobre o acumulo de lixo no Rio e Pontos
- Turísticos;
- 7 - Desafios e perspectivas de infraestrutura Turísticas em
- Coxim: Uma análise escassez de recursos e suas consequências