CGN/LD
ImprimirDois dias depois, a UFMS continua com todo o sistema fora do ar. A Universidade informa que comunicou o ataque cibernético que derrubou os serviços ao Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital e o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do Governo Federal, além de procurar a Polícia Federal, a Procuradoria Federal e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
O sistema está fora do ar desde o dia 24, e os ataques continuam. Segundo a UFMS, a "equipe continua com o trabalho de recuperação dos sistemas e serviços digitais, com prioridade para a integridade de dados."
A previsão é de que ainda demore 72 horas tudo volte ao normal. "Já foram restabelecidos os serviços do Google Workspace pelo e-mail institucional e os demais serviços estão sendo gradativamente reativados, com previsão para o alcance da totalidade no domingo, dia 10 de outubro."
Apesar do problema, a UFMS garante que "as atividades de ensino, pesquisa e extensão e as aulas ocorrem normalmente, de acordo com o Calendário Acadêmico em toda a UFMS. Será instaurada investigação sobre o ato criminoso no âmbito federal", informou a instituição em nota.