Da assessoria/LD
ImprimirO Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) aplica na manhã deste domingo, 6, o Exame de Seleção 2016, pelo qual são ofertadas vagas em cursos técnicos integrados de nível médio em dez municípios. Dos 2.634 inscritos, 2.273 compareceram aos locais de prova. O índice de abstenção é de 13%.
As provas são aplicadas simultaneamente em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Com início às 8h15, o Exame tem duração máxima de quatro horas. São 50 questões de múltipla escolha, das áreas de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais.
O gabarito deve ser divulgado nesta segunda-feira, 7, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao. Será eliminado o candidato que tiver obtido zero em qualquer uma das disciplinas.
O processo seletivo é organizado por uma comissão central, com o apoio de comissões locais nos campi da instituição.
Capital – Gustavo dos Santos, 14, é um dos candidatos ao curso mais concorrido da seleção, o técnico em Informática. São 632 inscritos para as 40 vagas ofertadas pelo Campus Campo Grande, com concorrência média de 15 candidatos por vaga.
Ele decidiu prestar a prova porque seu irmão mais velho já fez o Exame anteriormente. “Estudei bastante. Acho que o ensino no IFMS é difícil, mas vou dar o meu melhor”, garantiu o estudante.
Janaína de Jesus Lima, 14, é outra candidata que afirma ter estudado muito para prestar o Exame. Ela também tenta uma vaga no curso de Informática.
“Acho que a prova não vai estar difícil porque estudei muito. Espero aprender muita coisa no Instituto, acredito que vai ser diferente estudar lá”, apontou a estudante, que optou pelo IFMS por já conhecer pessoas que estudam no Campus Campo Grande.
“É bem concorrido porque o ensino é bom”, garante a candidata Júlia Vaz, 14, que optou pelo técnico em Mecânica porque foi o curso com o qual mais se identificou. “Acho que estudar no IFMS vai ser uma boa experiência para mim”, disse a adolescente.
Expectativas – Muitos pais acompanharam os filhos até o local de prova em Campo Grande.
A vendedora Eva Vilma Souza levou o filho Guilherme, 14, para tentar uma vaga no curso de Eletrotécnica. “Quero meu filho no IFMS porque o ensino é bom. Ele tem que começar desde novo a se dedicar, já que sem profissão a gente não é nada”, afirmou.
Já para Gilson Santiago, funcionário público, o diferencial do Instituto é o fato de ser uma instituição pública federal e de qualidade. “Conheço pessoas que já estudam no campus. Espero uma boa formação para meu filho. Foi ele que optou pelo curso de Informática, a tendência hoje é para essa área de tecnologia mesmo”, apontou.
Vagas – No total, o IFMS ofertou 1.060 vagas em dez municípios, nos cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.
Nesta modalidade de ensino, o estudante cursa o ensino médio e a formação técnica de maneira simultânea e integrada.
A previsão é que o resultado do Exame de Seleção seja publicado no dia 16 de dezembro. O ingresso dos estudantes selecionados ocorrerá no primeiro semestre letivo de 2016.