Da assessoria/LD
ImprimirEstudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foram contemplados com oito prêmios em sete categorias na edição 2019 da Mostra Brasileira e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em outubro em Novo Hamburgo, RS.
Além dos prêmios, a delegação do IFMS, composta por 13 estudantes e cinco servidores de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim e Naviraí, recebeu credenciais para eventos científicos no Paraguai, na Dinamarca e na Turquia. Ao todos, 752 trabalhos do Brasil e do exterior participaram desta edição do evento.
Principal destaque do IFMS na Mostratec, a pesquisa "Webool: promovendo a inclusão digital a deficientes intectuais por meio de atividades lúdicas na web", desenvolvida no Campus Aquidauana, alcançou a primeira colocação na área de Ciências da Computação.
O orientador do projeto, professor Sidney Sousa, explica que a ideia surgiu a partir da percepção de que a Associação Pestalozzi no município, apesar de ter um laboratório de informática, não possuía aplicativos acessíveis a pessoas com deficiência intelectual e motora.
"Após conversarmos com a Pestalozzi, Iniciamos a criação de um software que minimizasse o uso de mouse e com recursos de áudio. Os testes foram aplicados na Pestalozzi pela professora Veruska Donato, que é co-orientadora da pesquisa", explicou Sidney.
Além da premiação na categoria, a pesquisa recebeu credenciais para participação no evento dinamarquês Astra e aceite para publicação de artigo na revista Inciência.
“Recebemos a credencial, inscrição no evento e hospedagem em Copenhague, porém ainda falta o recurso para as passagens, mas iremos buscar alternativas para viabilizar a apresentação da pesquisa”, afirmou o professor.
Mais prêmios - Outro trabalho que obteve resultado expressivo foi a pesquisa “Ozonização de soro fisiológico para redução de carga viral em pacientes com HIV - MS”, desenvolvida no Campus Coxim.
O responsável pelo trabalho é o estudante Fábio Tomaz, sob orientação do professor Ramon Minas, e conquistou a segunda colocação na área Medicina e Saúde e também credenciamento para o evento científico Inspo, na Turquia.
A pesquisa estuda a viabilidade de um novo tratamento complementar para a AIDS, por meio da ozonização do soro fisiológico.
“A ideia nasceu quando o professor nos falou sobre novos métodos de esterilização de instrumentos hospitalares, com a utilização de ozônio. Daí surgiu a hipótese de aplicar o ozônio como tratamento no combate ao HIV, considerando a capacidade viricida do gás”, explicou o estudante.
Outro projeto premiado foi do Campus Campo Grande. "Alternativas Tecnológicas de gerenciamento para o Projeto Medalha” conquistou a segunda colocação, na categoria Ciências da Computação.
Desenvolvida pelo estudante Maycon Mota, com orientação do professor Jiyan Yari, a pesquisa recebeu ainda credencial para o evento Teccien, no Paraguai.
Outros resultados - A pesquisa “Caracterização Climática para o Mato Grosso do Sul utilizando o método de Thornthwaite (1948) e suas aplicações na agricultura - MS” desenvolvida no Campus Naviraí, obteve a segunda colocação na categoria Ciências Animais e das plantas, além de credenciamento para o evento científico Teccien, a ser realizado na cidade de Encarnacion, no Paraguai.
Na área Ciências Sociais, comportamento e arte, a pesquisa do Campus Aquidauana “Léxico e preconceito: uma análise da linguagem utilizada em dicionários e em páginas web para designar os excluídos”, conquistou a terceira posição; assim como a pesquisa da área Bioquímica e Química, “Estudo das Propriedades Nutricionais, Antioxidantes e Antimicrobianas do Fruto de Ivapovó”, do Campus Coxim.
Alcançaram ainda a quarta colocação em suas áreas, as pesquisas “Estudo teórico da utilização da radiofrequência na estimulação não invasiva do córtex visual”, do Campus Corumbá; e “Obtenção de ácido cítrico a partir do resíduo do milho e do bagaço da cana por biotransformação”, do Campus Coxim.
Do Campus Coxim, a pesquisa “Desenvolvimento de um protótipo gerador de raios ultravioleta, visando a esterilização do ar em ambientes hospitalares” recebeu credencial para participação na Lumitech, no Paraguai.
Mostratec - Realizada anualmente pela Fundação Liberato em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, a Mostratec é um dos principais eventos educacionais e científicos do país.
A Mostra busca promover a integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias. Mais informações estão disponíveis na página do evento.
Para participar do evento, os estudantes tiveram apoio financeiro institucional para custear despesas com a viagem.