Da assessoria/LD
ImprimirPor meio da Resolução nº 18/2019 do Conselho Superior (Cosup) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), estão divulgadas as normas do processo de escolha dos membros das comissões eleitorais que conduzirão as eleições para os cargos de reitor e diretor-geral dos dez campi. O documento foi publicado na sexta-feira, 12, no Boletim de Serviço nº 32/2019.
As normas foram elaboradas pela comissão preparatória do processo de consulta, composta por conselheiros titulares do Cosup e instituída no final de maio.
Poderão candidatar-se a às comissões eleitorais locais docentes e técnicos-administrativos pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, bem como estudantes matriculados em cursos técnicos e superiores.
São impedidos de participar os funcionários contratados por empresas de terceirização de serviços, ocupantes de cargo de direção sem vínculo permanente com o IFMS, professores substituto, aqueles que estejam enquadrados em uma das situações prevista nos arts. 81 a 95 da Lei n° 8.112/90, e estudantes matriculados em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos de extensão.
Os interessados deverão se inscrever entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, na Central de Seleção.
Votação - A escolha dos membros das comissões eleitorais locais será realizada no dia 9 de agosto, nos dez campi e na reitoria.
Poderão votar os docentes e técnicos-administrativos pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente, bem como estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais e a distância.
A classificação dos titulares e suplentes será feita em ordem decrescente de votos obtidos. As comissões eleitorais locais serão assim formadas:
Nos campi: - três representantes do corpo docente; - três representantes do corpo técnico-administrativo; e - três representantes dos estudantes (com, no mínimo, 16 anos completos).
Na reitoria: - três representantes do corpo técnico-administrativo.
Os membros eleitos para cada comissão eleitoral local decidirão entre si quais representantes integrarão a comissão eleitoral central, que será responsável por elaborar as normas e procedimentos das eleições, definir o cronograma e coordenar todo o processo.
Eleições - O processo de consulta para os cargos de reitor e diretor-geral dos dez campi do IFMS terá início no dia 29 de julho, conforme cronograma aprovado pela Resolução do Cosup nº 17/2019.
Os novos dirigentes eleitos por servidores e estudantes do IFMS terão mandato de quatro anos.
Mais informações estão disponíveis na página Eleições 2019.