Da assessoria/LD
ImprimirOs grupos de teatro dos campi Coxim e Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) venceram as etapas regionais da nona edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) de Mato Grosso do Sul e se classificaram para a fase estadual, que será realizada em outubro, em Campo Grande.
Em Mato Grosso do Sul, o Fetran é dividido em cinco seletivas regionais: Taquari, Capey, Costa Leste, Morena e Pantanal, sendo que as etapas são disputadas em 19 municípios sede. Nesta edição do festival, foram inscritos 223 espetáculos teatrais de 148 escolas, localizadas em 38 municípios.
O IFMS participou das seletivas Taquari, nos dias 15 e 16 de maio, em Coxim; e Capey, nos dias 4 e 5 de junho, em Naviraí. O grupo de teatro do Campus Aquidauana ainda vai participar da etapa regional.
Coxim - O grupo de teatro "Inclassificáveis" do Campus Coxim levou os prêmios de melhores peça, ator e atriz destaque - Daniel Coelho e Angélica Reis -, texto, figurino, cenário e sonoplastia. Com o texto do acadêmico Rafael Silva, o espetáculo "Colecionador de imprudências" foi dirigido pelo professor Alexandre Faria.
"A peça traz diversas situações da realidade do trânsito, com momentos de humor, reflexão e orientações", explica o diretor. Ainda segundo o professor, o espetáculo gera impacto tanto nos espectadores quanto nos atores. "Quem assiste é sensibilizado pelo tema, mas para quem está no palco, a conscientização é irreversível".
Para Alexandre, o teatro é um importante aliado na formação do estudante. "Trabalho com educação e teatro há mais de 30 anos e, para mim, essa expressão artística é uma forma de educar. O estudante que participa de teatro se mostra mais participativo e comprometido com a instituição, e demonstra respeito com os professores", completou.
O grupo de teatro do Campus Coxim é formado por 16 estudantes. Desses, oito participam do Fetran.
Naviraí - O grupo de teatro do Campus Naviraí encenou o espetáculo "Nas curvas do Rock and Roll", conquistando os prêmios de melhores peça, direção, texto e sonoplastia. A peça foi dirigida pela professora de Artes, Aline Duenha, e o texto produzido de forma coletiva pelo grupo.
No palco, os estudantes encenam, cantam e tocam instrumentos, com um texto que ressalta a importância da responsabilidade na condução de veículos. É feito um alerta para questões como altas velocidades e a utilização do trânsito como ambiente de disputa.
"O trânsito é um tema que abrange toda a sociedade e há várias maneiras de abordagem. Para criarmos o texto, partimos do princípio de que muita gente utiliza o veículo como objeto de vaidade. A mensagem da peça é dirigir com responsabilidade", destacou Aline.
Formado em 2016, o grupo de teatro do Campus Naviraí é formado por 12 estudantes, dos quais oito encenam a peça no Fetran.
Fetran - Realizado desde 2010, o Festival tem como objetivo estimular a produção teatral estudantil e a reflexão sobre o trânsito, promovendo assim a educação para o trânsito junto ao público escolar.
Ao todo, 15 espetáculos vão participar da etapa estadual, em Campo Grande, entre os dias 15 e 17 de outubro. Os grupos vão concorrer a uma vaga para a etapa nacional, que ocorrerá em Brasília.
O Fetran é organizado em parceria pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC), Agência Municipal de Trânsito de Campo Grande (Agetran), prefeituras e secretarias municipais de educação.