Domingo, 20 de Abril de 2025
Educação
18/10/2016 13:00:00
IFMS está com 80 vagas abertas para o curso técnico em Alimentos em Coxim

Da assessoria/LD

Imprimir

A curiosidade levou Lucas Henrique Torquato a ingressar no curso técnico integrado em Alimentos oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) no município de Coxim. Foi só nos primeiros dias de aula que o estudante descobriu o que faz e onde pode atuar um profissional da área.

O técnico em Alimentos planeja e coordena atividades relacionadas à produção alimentícia, inclusive no que diz respeito à aquisição e manutenção de equipamentos. O profissional executa e supervisiona o processamento e conservação das matérias-primas e produtos da indústria alimentícia e de bebidas, e ainda realiza análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais, entre outras atribuições.

As indústrias de alimentos e bebidas são só algumas das opções de atuação. O técnico em Alimentos também pode trabalhar em laboratórios de análise e controle de qualidade, órgãos de fiscalização sanitária e serviços de proteção ao consumidor, entre outras possibilidades.

O ingresso no IFMS, no início de 2016, trouxe muitas informações e uma nova perspectiva para a vida de Lucas. “O que mais me chamou a atenção foi a infraestrutura do campus. Os laboratórios parecem de filme, são bem fora da realidade da minha cidade e das escolas onde estudei, e isso incentiva o aprendizado”, destacou.

Ensino – Inserido no eixo Produção Alimentícia do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC), o curso técnico em Alimentos é oferecido pelo IFMS na modalidade integrada. O estudante faz o ensino médio de forma articulada à formação técnica.

Além das disciplinas da base nacional comum – como Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química – o estudante tem aulas de conteúdos específicos do curso técnico, dentre os quais Tecnologia de Carnes, Pescados e Ovos, Conservação de Alimentos e Desenvolvimento de Novos Produtos, entre outros.

No 2º semestre do curso, Lucas está empolgado com as aulas práticas. “Tive algumas aulas em laboratórios sobre higienização, preparação dos alimentos, o professor colocou todo mundo pra fazer pão. Na parte teórica, recebemos informações desde a matéria prima até o processamento. Algumas fases eu nem sabia que existiam”, contou.

Depois do curso técnico em Alimentos, Lucas vai tentar ingressar em Medicina Veterinária ou Direito. Sobre o conhecimento adquirido no IFMS, o estudante destaca que não será em vão. “Acho importante porque é uma coisa a mais para o currículo”, avaliou.

Para quem pretende continuar os estudos na área há várias opções de cursos superiores de tecnologia: Alimentos, Agroindústria, Laticínios, Processamento de Carnes, Produção de Cachaça, Viticultura e Enologia, além do bacharelado em Engenharia de Alimentos.

Exame de Seleção 2017 – O técnico integrado em Alimentos é só uma das nove opções de cursos que IFMS oferece para ingresso no primeiro semestre do ano que vem. Também foram abertas vagas para Agricultura, Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

São 1.600 vagas distribuídas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2017, e possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Os interessados devem se inscrever até 7 de novembro. Estudantes que cursaram ou estão matriculados no último ano do ensino fundamental de escolas públicas podem solicitar isenção da taxa de inscrição. Para os demais, o valor é de R$ 20,00.

A prova será aplicada no dia 20 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

As regras do Exame de Seleção 2017 constam no edital publicado na Central de Seleção do IFMS, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Dúvidas ou solicitação de informações devem ser encaminhadas para o e-mail exame@ifms.edu.br.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias