Luma Danielle Centurion
ImprimirO Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece 1,1 mil vagas em cursos técnicos presenciais e de qualificação profissional em Coxim e outros nove municípios do estado.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 22 e 28 de maio pela página do candidato na Central de Seleção. No site do IFMS, é possível ver o edital (www.ifms.edu.br/centraldeselecao).
Os cursos oferecidos são de informática, desenho da construção civil, desenhista mecânico, fotógrafo, programador web, soldador, piscicultor, desenhista de produtos gráficos web, operador de computador, auxiliar administrativo, condutor cultural local, operador de computador, desenhista da construção civil, operador de computador, programador de web, agente de desenvolvimento cooperativista e programador de dispositivos móveis.
Serão distribuídas 750 vagas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. Os interessados devem ter, no mínimo, 14 anos e a escolaridade exigida para cada curso no edital.
As outras 360 vagas são destinadas para o curso técnico presencial para candidatos que já concluíram o ensino médio. Com turmas também em Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Há reserva de vagas para candidatos que cursaram toda a escolaridade exigida em escola pública. Além de, comprovarem renda familiar mensal bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.
A seleção será feita por sorteio eletrônico no dia 1º de junho e, no dia seguinte, ocorre a divulgação dos classificados. Se selecionado, o candidato deverá fazer a matrícula nos dias 10 e 11 de junho. O início das aulas está previsto para 27 de julho.