Da assessoria/LD
ImprimirO Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até a próxima quarta-feira, 5, as inscrições no processo seletivo para 180 vagas em cursos técnicos de nível médio presenciais gratuitos oferecidos em três campi da instituição.
Em Jardim, a oferta é para os cursos técnicos integrados em Edificações e Manutenção e Suporte em Informática, ambos oferecidos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Também estão abertas vagas para os cursos técnicos subsequentes em Aquicultura, em Coxim, e em Agricultura e Informática para Internet, em Naviraí.
Para ingressar nos cursos técnicos integrados é preciso ter ensino fundamental completo e 18 anos até a data da matrícula. No caso dos subsequentes, o candidato deve possuir ensino médio completo.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao, local onde também está publicado o edital de abertura do processo seletivo.
A seleção será feita por meio de sorteio eletrônico marcado para o dia 10 de julho, na reitoria, em Campo Grande. O resultado preliminar será divulgado no dia seguinte.
Ação afirmativa – Metade das vagas é reservada aos candidatos que cursaram a escolaridade mínima exigida em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas e às pessoas com deficiência.
A opção por essas vagas deve ser manifestada no ato da inscrição, e a documentação que comprova a condição deve ser apresentada na matrícula.
Cursos – Todos serão oferecidos no período noturno, com início das aulas previsto para o dia 31 de julho.
No técnico integrado (Proeja), as disciplinas básicas do ensino médio são ofertadas de forma articulada às da formação técnica. Os cursos têm duração de três anos e, ao final, o egresso poderá tanto ingressar no mundo do trabalho quanto no ensino superior.
Nos cursos técnicos subsequentes, a formação técnica na área escolhida é ofertada pelo período de um ano e meio. O diploma é válido para o exercício profissional.