Luma Danielle Centurion
ImprimirO Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre nesta terça-feira (09) o prazo de inscrições em dois processos seletivos para oferta de cursos técnicos de nível médio presenciais em Coxim, Aquidauana, Dourados e Jardim.
Os interessados poderão se inscrever gratuitamente até 1º de julho, pela Página do Candidato da Central de Seleção.
Pelo edital nº 028/2020, são oferecidas 40 vagas nos cursos técnicos subsequentes em Edificações, em Aquidauana; e 80 vagas em Marketing, em Dourados. O único requisito para participar da seleção é ter o ensino médio completo.
Já pelo edital nº 029/2020, são 160 vagas para os cursos técnicos integrados em Administração, com 40 vagas em Aquidauana; Manutenção e Suporte em Informática, com 40 vagas em Coxim; e Edificações e Informática para Internet, com 40 vagas cada, em Jardim. A oferta é para Jovens e Adultos na modalidade Proeja, ou seja, além do ensino fundamental completo, o interessado precisa ter a idade mínima de 18 anos.
Os editais com todas as regras das seleções e o quadro completo de vagas em cada município estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS.
Ações afirmativas - No ato da inscrição, o candidato deverá optar por participar por ampla concorrência ou por cotas. Nesse caso, podem concorrer aqueles que tenham cursado todo o ensino fundamental (para vagas no Proeja) ou todo o ensino médio (para subsequentes) em escolas da rede pública.
Metade das vagas ofertadas é reservada aos candidatos cotistas. Desse total, haverá cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.
A seleção será feita por sorteio eletrônico, marcado para 14 de julho. O resultado final e a primeira chamada para matrículas serão divulgados no dia 20 de julho.
Cursos - Os cursos técnicos subsequentes são para estudantes que terminaram o ensino médio e buscam uma formação profissional. O estudante pode concluir o curso entre um ano e meio e dois anos e recebe certificado de técnico na área profissional escolhida, que o habilita a exercer a profissão.
Nos cursos técnicos na modalidade Proeja, os cursos têm duração de três anos, com exceção em Coxim, cuja metodologia prevê a conclusão em dois anos. Ao final, os concluintes terão o certificado do ensino médio e estarão aptos ao exercício profissional e ao ingresso no ensino superior.