Sábado, 23 de Novembro de 2024
Educação
02/12/2013 09:00:00
MEC vai suspender o vestibular de mais de 200 cursos
Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados

Agência Brasil/AB

Imprimir
Mais\n de 200 cursos de ensino superior devem ter os vestibulares suspensos no\n próximo ano, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Isso \n porque os cursos não obtiveram desempenho satisfatório nas avaliações do\n Ministério da Educação (MEC), pela segunda vez consecutiva. Além do \n vestibular suspenso, as instituições podem ser penalizadas com a redução\n no número de vagas nos cursos mal avaliados. No caso das faculdades \n privadas, elas deixarão de ser beneficiadas pelo Programa Universidade \n para Todos (ProUni), que oferece bolsas parciais e integrais, e pelo \n Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). \n O MEC divulgou hoje (2) os dados gerais do Conceito Preliminar de\n Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). \n Os cursos são avaliados a cada três anos e recebem conceitos de 1 a 5. \n Os que obtiveram conceito 1 ou 2 em 2009 e em 2012 serão punidos. Neste \n ciclo, foram avaliados os cursos de humanidades: administração, ciências\n contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, \n psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. \n Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão\n de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e \n processos gerenciais também foram avaliados. \n O CPC mede a qualidade do curso, levando em consideração a nota \n do aluno concluinte, a infraestrutura, a organização \n didático-pedagógica, o regime de trabalho dos docentes e a proporção de \n mestres e doutores. No total foram avaliados 1.762 instituições de \n ensino superior e 8.184 cursos. Segundo os dados divulgados, em 2009, \n 27% dos cursos avaliados obtiveram conceitos 1 ou 2. Em 2012, a \n porcentagem caiu para 12%. \n Mercadante atribui a melhora ao rigor do MEC na suspensão de \n vestibulares de cursos com conceito insatisfatório, aos estímulos dados \n pela pasta com bolsas de estudo e financiamento estudantil para as \n instituições consideradas satisfatórias, e à própria concorrência entre \n as instituições, que buscam um bom desempenho para atrair os alunos. \n Nesse conceito, de 2009 para 2012, a proporção de cursos com a \n nota 1 passou de 0,6% dos cursos avaliados para 0,2%. No caso da nota 2,\n a proporção caiu de 26,4% para 11,8%. Aumentram também as proporções \n das notas 3 - de 39,8% para 48,4% - e 4 - de 10,5% para 21,7%. Os cursos\n com conceito 5, considerados de excelência, cresceram de 1,2% para \n 1,5%. \n O IGC 2012 mostra o desempenho parcial da instituição em \n humanidades a partir dos conceitos obtidos pelos cursos que oferece. \n Foram avaliadas 2.171 instituições. O índice também apresentou avanço em\n relação a 2009. A porcentagem de instituições com desempenho 1 passou \n de 0,6% para 0,5%; com 2, passou de 32,1% para 16,7%. Foram consideradas\n satisfatórias, com índice 3, 57,8% das instituições em 2012, em 2009 \n eram 44,3%. Com 4, a porcentagem passou de 5,8% para 14,5%. As \n instituições de excelência, que obtiveram 5, caíram de 1,2% para 1,1%. \n "Analisando o que aconteceu de 2009 para 2012, quando fechamos um\n ciclo de avaliação, houve uma importante melhora na qualidade dos \n cursos, uma grande concentração na nota 3 e na nota 4, que são os dois \n conceitos satisfatórios de curso e uma redução muito drástica das notas \n insatisfatórias", disse Mercadante.\t \t \t \t
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias