Midiamax/LD
ImprimirO curso de Medicina da UEMS é o 10º mais concorrido do país, segundo divulgação do Ministério da Educação (MEC), na terceira parcial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado foi divulgado na quinta-feira (22).
As notas ainda podem mudar, já que os candidatos podem se inscrever e alterar as opções de curso. O Sisu seleciona candidatos a vagas na educação superior pública.
O curso de Medicina da UEMS manteve a maior nota de corte do Sisu do Mato Grosso do Sul durante os três dias de inscrição - 19 a 21-, sendo assim o mais concorrido do Estado. Estreante, o bacharelado em Medicina ofertado pela UEMS conquistou um alto índice da nota de corte, 795,55, ficando à frente dos demais cursos de medicina oferecidos no Estado.
O reitor da UEMS, professor Fábio Edir dos Santos Costa, confirma que a instituição recebe essa informação com grande satisfação e responsabilidade. "A elevada concorrência demonstra a confiança que a UEMS conquistou ao longo dos anos. A população em geral, seja do Estado ou fora dele, acredita na Universidade e esse fato contribui para que a UEMS se destaque ainda mais no cenário regional", ressalta.
Em Mato Grosso do Sul, o bacharelado em Medicina ofertado pela UEMS contribui prioritariamente com a formação de médicos, dada a necessidade urgente destes profissionais para o Estado.
Outro fator diferencial do curso é a promoção da inclusão social de indígenas e negros a um curso de Medicina em nível nacional. A política institucional da UEMS para ações afirmativas, avaliada positivamente por diversas organizações do segmento inclusivo contempla, com o sistema de cotas o ingresso das minorias a um curso de grande relevância para a sociedade.
Confira a lista dos dez cursos mais concorridos do SISU 2015:
Direito na UFF (Universidade Federal Fluminense): 827,37
Medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): 821,64
Engenharia Química na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): 814,95
Medicina na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais): 809,32
Medicina na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto): 809,11
Medicina UFPE (Universidade Federal de Pernambuco): 807,69
Engenharia Aeronáutica UFU (Universidade Federal de Uberlândia): 806,98
Medicina na UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro): 802,58
Ciências Econômicas na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): 801,07
Medicina na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul): 796,99