Exame/PCS
ImprimirUma criança com cerca de 8 anos de idade deveria terminar a terceira série do Ensino Fundamental com habilidades suficientes para escrever uma narrativa simples por conta própria, mas mais de 30% dos alunos da terceira série das escolas públicas brasileiras não conseguem completar essa tarefa.
É o que revelam os dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC).
Na prática, 11% das crianças brasileiras terminaram a 3ª série em 2014 sem ao menos saber escrever palavras alfabeticamente – isso significa, por exemplo, que elas ainda escrevem casa com z ou só usam consoantes para formar a palavra.
Em alguns estados, essa relação é ainda mais assustadora. No Maranhão, quase um quarto dos alunos da terceira série ainda não sabem escrever sequer palavras corretamente. No total, mais de 60% das crianças nessa faixa escolar tiveram um desempenho de escrita muito inferior ao considerado adequado pelo Ministério da Educação.
A mesma sina se repete nos outros itens avaliados pela pesquisa.
Na escala de Leitura, 44% das crianças maranhenses da 3ª série estão no nível 1 da avaliação – ou seja, eles só sabem ler palavras soltas. Em Matemática, 47% só foram capazes de responder questões matemáticas muito rudimentares que, segundo o Ministério da Educação, são geralmente ensinadas em casa.
No Brasil, 22% e 24% das crianças da 3ª série estão na mesma situação em Leitura e Matemática.
"O processo de alfabetização não está atendendo as necessidades reais das crianças. Ele ainda está muito descontextualizado", afirma Neide Noffs, diretora da Faculdade de Educação da PUCSP. "O governo tem que investir e articular a formação e a atuação dos professores".
Do método
Aplicada pela primeira vez em 2013, a ANA busca aferir os níveis de alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática em estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental das escolas públicas.
Os resultados são divididos em níveis de desempenho que podem variar de 1 a 5, dependendo da competência (Leitura, Escrita ou Matemática). Quanto maior o nível, melhor o desempenho do aluno.
No Brasil, os estados do Norte e Nordeste apresentam os piores desempenhos – e isso se reflete na galeria que você vê a seguir. Todos os estados listados estão em uma dessas regiões.
Eles foram analisados segundo a proporção de alunos que ficaram no nível 1 na escala de Leitura, Escrita e Matemática da ANA – o pior da classificação. Veja o resultado nas imagens.