Educação
25/10/2012 08:48:51
PMA realiza Educação Ambiental para mais de 1.000 alunos em Bodoquena
Neste trabalho de Educativo são atendidos em média 20 mil alunos por ano na Capital e no Interior, só pelo Núcleo de Educação Ambiental de Campo Grande.
Da redação/LD
Imprimir
A PMA (Polícia Militar Ambiental) tem desenvolvido\n diversas operações repressivas, com diversas autuações, mas o trabalho\n principal realizado e prioritário nas ações da Unidade Ambiental é o de Educação\n Ambiental, pois a prevenção, por meio da Educação evita que as degradações ocorram.\n \n Quando há a autuação, os danos ambientais já foram\n causados e, muitas vezes, são irreversíveis. Neste trabalho de Educativo são\n atendidos em média 20 mil alunos por ano na Capital e no Interior, só pelo\n Núcleo de Educação Ambiental de Campo Grande. \n \n Durante esta Semana o Núcleo de Educação Ambiental está\n realizando os trabalhos na cidade de Bodoquena. Hoje, a perspectiva é que se\n consiga atender todos os alunos das escolas da cidade, dos períodos matutino e\n vespertino, que passam de 1000 alunos. As palestras estão sendo realizadas no\n ginásio de esportes, com deslocamentos dos alunos que participam de Oficinas\n com vários temas ambientais, além do teatro de fantoches. São elas:\n \n Reciclagem\n de papel,\n com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.\n \n Visitação\n ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre\n fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres.\n \n Ciclo\n da Água,\n com palestras sobre o uso sustentável, poluição e escassez dos recursos\n hídricos (Ponta Porá). \n \n Casa da Energia. Trata-se de uma maquete de uma\n residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar\n condicionado, geladeira, microondas etc...). Com esta oficina é realizada a\n discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de\n se economizar este recurso. \n \n Apresentação\n do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como:\n desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos.\n \n Ao final de cada oficina são distribuídos\n folhetos educativos, fornecidos pela EDP Energias do Brasil, relacionados a\n cada Tema.\n \n Na oficina de animais e peixes empalhados\n são utilizados animais confeccionados em cursos de taxidermia (empalhar)\n confeccionados por Policiais Militares Ambientais, com este propósito. As\n carcaças são advindas de animais recolhidos por atropelamentos, ou mortos no\n Centro de Reabilitação de Animais Silvestres CRAS. \n \n A importância de se trabalhar a Educação\n Ambiental com o modelo de oficinas é que se consegue ter mais atenção das\n crianças e adolescentes para os temas debatidos. Eles aprendem na prática,\n vivenciando os problemas por meio dos materiais expostos. Como ambiente é um\n complexo, ao final das oficinas e das explicações, os alunos conseguem entender\n melhor esta interligação entre os entes ambientais e a importância da\n conservação ambiental na qualidade de vida da população humana.\n \n A PMA considerada\n extremamente proveitoso o trabalho Educacional, haja vista, toda a movimentação\n da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por\n meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes\n ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando\n das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora.\n \n Na segunda semana de novembro, o Núcleo de\n Educação Ambiental da Capital atenderá escolas de Nova Andradina (MS), fechando\n os trabalhos deste ano no interior.\n \n \n \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias