SES/PCS
ImprimirA Coordenadoria Regional de Educação (CRE-4), da região de Coxim-MS, está realizando o projeto intitulado - 1ª construção de ideias científicas e tecnológicas CRE4, com tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.
Esta iniciativa, em parceria com as escolas estaduais da região da CRE-4, visa à importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento de uma sociedade voltada para a sustentabilidade e busca trazer apontamentos que orientem os estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental final, do Ensino Médio e AJA “intuito é que os estudantes sejam estimulados a pensar globalmente e agir localmente, além de suas relações direta e indireta com a comunidade onde estão inseridos”, menciona coordenadora da CRE-4, Maira de Quevedo .
O projeto fomenta aproximar os estudantes da pesquisa e tecnologia, logo no início de sua formação, ajudando a desenvolver competências que possibilitem serem cada vez mais autônomos, criativos, empreendedores, idealizadores e inovadores, “estão sendo desafiados a solucionar problemas de cunho social, na promoção do desenvolvimento sustentável, com base na bioeconomia, através do método científico”, relata coordenadora de programas educacionais, Janete Cruz de Vitt.
Maira de Quevedo enfatiza que a ação reflete sobre desejos e objetivos, não apenas para o futuro, mas também para agora, “isso inclui planejar, organizar, estabelecer metas e definir estratégias para atingi-las, além de saber lidar com frustrações para superar eventuais dificuldades”.
Os slogans e logotipos foram criados pelas equipes participantes do projeto. Os subtemas foram escolhidos pelos estudantes, conforme necessidades vislumbradas por eles. Os municípios que fazem parte do CRE-4 são os da região norte do Estado: Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Rio Negro, Figueirão, Costa Rica, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora.
CRE Coxim
Os técnicos Felipe Telles, Michele Vendruscolo e Carolina Beccegato idealizaram o Projeto e em parceria com escolas estaduais jurisdicionados a CRE4 iniciaram a execução do mesmo.
Ressaltamos que o objetivo principal é fomentar o protagonismo a partir da "prática do educar pela pesquisa", onde o estudante é sujeito ativo na construção do conhecimento integrando a ciência e a tecnologia em ações voltadas a sustentabilidade.
A CRE4 agradece aos Gestores e Coord Pedagógicos pela parceria, agradece aos professores por estarem a frente das orientações para os estudantes e pela contribuição nos subtemas abordados, e por fim, um agradecimento especial aos Protagonistas, os estudantes, no desenvolvimento e execução dos projetos nas escolas!
Adersino Junior - Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul