Sábado, 23 de Novembro de 2024
Educação
22/01/2019 16:54:00
Rede de Educação do Sesi no Estado alinha proposta pedagógica para ser aplicada neste ano

Da assessoria/LD

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Pioneiro na abordagem STEAM no Brasil, a sigla em inglês para a inovadora abordagem educacional que contempla ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, a Rede de Educação do Sesi em Mato Grosso do Sul reuniu, nesta terça-feira (22/01), em Três Lagoas (MS), 200 professores das sete escolas da instituição distribuídas pelo Estado para o 3º Encontro Pedagógico Sesi-Somos.

Com o apoio dos consultores educacionais de empresas como a gigante de tecnologia Microsoft, a Educativa e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a Rede de Educação do Sesi alinhou a proposta pedagógica a ser aplicada junto aos alunos em 2019. O STEAM deu a tônica do encontro das equipes pedagógicas das escolas do Sesi, que, ao longo de três dias, participarão de palestras e dinâmicas para abordarem essas áreas do conhecimento, que são consideradas prioridade na formação dos estudantes.

“Uma educação de qualidade não é possível se não investirmos nas pessoas. O Sesi investe fortemente em tecnologia, em novas ferramentas, mas, especialmente, no material humano, nos professores, porque serão eles os responsáveis por formar jovens produtivos e protagonistas de si mesmos”, afirmou a gerente de educação do Sistema Fiems, Simone Cruz, que apresentou a palestra de abertura do Seminário.

Há mais de dez anos, a Rede de Educação do Sesi no Estado aplica essa abordagem aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio e, com o encontro, realizado pelo 2º ano consecutivo antes do início das atividades letivas de 2019, o objetivo é aprimorar a forma como a metodologia é levada para o estudante.

“O Sesi de Mato Grosso do Sul se destaca ao realizar esse encontro porque o Sesi Nacional tem como objetivo influenciar nas políticas públicas voltadas para a educação, de forma a torná-la mais inovadora, e ter este apoio dos Estados para seguir no mesmo caminho é fundamental”, considerou a especialista em desenvolvimento industrial Edilene Aguiar, que representou o Sesi Nacional no evento.

Denise Di Giovanni, assessora pedagógica da SOMOS, editora que produz o material didático das escolas do Sesi, comentou a importância deste alinhamento com os professores antes das aulas começarem para os alunos. “São raras os momentos em que conseguimos estar com todos os professores de todas as escolas de uma rede de ensino. Este bate-papo que temos antes do ano letivo é uma oportunidade de mostrar como o professor pode utilizar melhor esse recurso que é o material didático”, disse.

Os professores também assistiram a uma palestra com a representante da RoboGarden no Brasil, Betina von Staa, que falou aos professores sobre as novas tecnologias para a programação. A RoboGarden é uma plataforma educacional que ensina linguagem de programação, com Java e Phyton, a crianças e adolescentes, e é adotada nas escolas do Sesi de Mato Grosso do Sul em um projeto piloto desde o ano passado e que, neste ano, será levada a todas as escolas da Rede.

Depois, foi a vez do consultor Daniel Mendes apresentar a palestra “Transformando Conhecimento em Educação”. Os consultores Leiva, Artur e Roberto, da Educativa, que prestam consultoria educacional para o Ensino Médio das escolas do Sesi, falarem aos professores. A programação segue até quinta-feira (24/01), com oficinas temáticas, palestras da Zoom e Agnus, que atuam na robótica educacional em parceria com o Sesi, e também da UFMS.

Representando os diretores das escolas do Sesi, Zuleica Guimarães, que dirige a Escola de Três Lagoas, afirmou que o Seminário serve para deixar uma mensagem para os professores. “Reunir, mais uma vez, os professores na escola de Três Lagoas é um momento único, quando alinhamos nossas expectativas e trocamos experiências sobre como levar a melhor educação para os alunos Sesi”, declarou.

O gerente das unidades de Três Lagoas e Aparecida do Taboado, Fernando Rodrigues, destacou o dinamismo da educação. "As coisas evoluem muito rápido, tudo muda constantemente, surgem novas tecnologias e, com elas, novas formas de ensinar e aprender. Por isso, é tão importante que, para além das constantes formações oferecidas a equipe pedagógica, ao menos uma vez no ano possamos reunir todas as escolas, para manter todos os professores atualizados e alinhados ao que há de novo”, pontuou.

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