Educação
26/09/2012 08:27:03
Secretaria de Educação realiza hoje capacitação do programa Jovem de Futuro
A Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com o Instituto Unibanco, realiza hoje (26) a terceira etapa da formação do grupo gestor de cada escola para o desenvolvimento do Programa Ensino Médio Inovador/Projeto Jovem de Futuro.
NoticiasMS/LD
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\n \n A Secretaria de\n Estado de Educação (SED), em parceria com o Instituto Unibanco, realiza hoje\n (26) a terceira etapa da formação do grupo gestor de cada escola para o\n desenvolvimento do Programa Ensino Médio Inovador/Projeto Jovem de Futuro. \n \n Com o tema\n Conflito e Negociação, o evento reúne três representantes de 99 escolas e\n técnicos da Secretaria de Estado de Educação, divididos em dois grupos: no\n Novotel e Hotel Grand Park, em Campo Grande, das 8 às 17 horas. \n \n A Secretaria de\n Estado de Educação formou uma parceria com o Instituto Unibanco para implantar\n nas escolas estaduais o Projeto Jovem de Futuro, tecnologia de Gestão Escolar\n para Resultados que mobiliza estudantes, professores e famílias para garantir\n que os alunos do ensino médio público tenham um bom desempenho e concluam essa\n fase escolar, garantindo melhores oportunidades de vida e profissão.\n \n O projeto \n \n Entre 2012 e 2014,\n 85 mil estudantes de 299 escolas estaduais de ensino médio de Mato Grosso do\n Sul serão beneficiados pela transferência do Jovem de Futuro para a gestão do\n governo local. O Estado assumirá o Projeto na forma de política pública para o\n ensino médio. O Estado e o Instituto Unibanco serão responsáveis pelas\n formações e pelo apoio técnico e o Ministério da Educação (MEC) é parceiro por\n meio do repasse de recursos diretamente às escolas.\n \n A meta é melhorar\n substancialmente o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da\n Educação Básica (Saeb) no 3º ano do ensino médio em Língua Portuguesa e\n Matemática e diminuir os índices de evasão das escolas participantes. Essas\n escolas têm autonomia para decidir sobre prioridades na alocação dos recursos \n já que a comunidade escolar deve ser a protagonista das transformações que\n considera necessárias desde que priorizem estratégias de incentivo a\n professores, estudantes ou melhoria da infraestrutura. \n \n O Projeto Jovem de\n Futuro também parte do pressuposto de que cada escola apresenta especificidades\n que devem ser apuradas e respeitadas, ou seja, que cada escola apresenta\n necessidades específicas, relacionadas ao clima escolar ou ao apoio e\n desenvolvimento de projetos pedagógicos. Considerando a pluralidade de\n circunstâncias das escolas e as múltiplas dificuldades que encontram, o Projeto\n prevê a cuidadosa elaboração de um Plano Estratégico de Melhoria de Qualidade,\n cujo sucesso dependerá de uma análise preliminar e minuciosa das condições e\n deficiências de cada escola, passo necessário para a imaginação e a realização\n das soluções adequadas. \n \n A execução do\n Projeto Jovem de Futuro está orientada para o alcance de algumas metas\n fundamentais: reduzir em 40% os índices de evasão/abandono escolar desta etapa\n de escolaridade; aumentar a média do ensino médio da escola em, no mínimo, 25\n pontos; diminuir em 50% o percentual de alunos no padrão de desempenho baixo\n nas disciplinas avaliadas. Como consequência, o projeto tem ainda como meta a\n melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas\n envolvidas.\n \n \n \n \n
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