Assessoria/AB
ImprimirA UEMS foi a primeira Universidade brasileira a oficializar o ingresso de indígenas a partir do sistema de cotas e uma das primeiras a trabalhar com as cotas para negros. Neste ano, das 2.348 vagas abertas, 707 vagas são para cotistas, sendo que 20% são reservadas para negros e 10% para indígenas, em todos os cursos da Universidade.
As inscrições começam no dia 11 de janeiro e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de janeiro, no site do SiSU (http://sisu.mec.gov.br/). As vagas disponibilizadas pela UEMS nesta primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de 2016, são distribuídas em 57 cursos de graduação oferecidos em 15 cidades do Estado. Para conferir a lista completa de cursos da UEMS acesse http://www.portal.uems.br/ingresso/cursos.
O reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, lembrou que a decisão foi oficializada em 2003 e a primeira turma integrada por alunos cotistas, entre negros e indígenas, formou-se em 2007. “Muitos desses hoje são mestres, doutorandos e profissionais destacados no mercado profissional”, disse.
“Nós sempre tivemos a marca da inclusão em nossa identidade institucional, é uma vocação e uma missão que vamos sempre buscar cumprir com empenho. Nos orgulha saber que a UEMS tem democratizado, na prática, o acesso ao ensino superior inclusive de grupos que, devido a inúmeros fatores socioculturais que nós conhecemos, dificilmente estariam na Universidade se não fossem as cotas”, completou o reitor da UEMS, Fábio Edir.
Para permanência do acadêmico indígena na Universidade existem incentivos, como o Projeto Rede de Saberes da UEMS e o Programa Vale Universidade do governo do Estado. Além de vários outros programas de bolsas para todos os acadêmicos, como: o Programa de Assistência Estudantil, o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), o PIBIC Ações Afirmativas, o Programa Institucional de Iniciação Tecnológica e de Inovação (PIBITI), o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), o Programa Institucional de Monitoria, o Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) e o Programa Vale Universidade – Para saber mais acesse http://www.portal.uems.br/graduacao/possibilidade_bolsas.