Sábado, 19 de Abril de 2025
Educação
08/08/2019 08:49:00
UFGD integra Comissão de Inovação da ACED

Da assessoria/LD

Imprimir

Representantes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participaram na terça-feira (5), da reunião realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) para a inclusão de parceiros na Comissão de Inovação. Assim, a Universidade será uma das entidades a influenciar o desenvolvimento da inovação na região, somando esforços com a ACED, SEBRAE, SENAI, IFMS e UEMS.

Estiveram presentes pela UFGD, o vice-reitor Luciano Oliveira Geisenhoff, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Mário Sérgio Vaz da Silva, o chefe da Divisão de Convênios da Pró-Reitoria de Administração (PRAD), Antonio Carlos Moraes Gonçalves, e o chefe da Divisão de Inovação e Propriedade Intelectual da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP), Honorivaldo Rodrigo Albuquerque Silva.

De acordo com Antonio Carlos Moraes Gonçalves, o papel da UFGD ao entrar na Comissão é o de desenvolver e apoiar habilidades de inovação junto aos acadêmicos e contribuir no network da comissão.

Para o diretor departamental de Startup da ACED, Whanderson Santos, a UFGD tem um papel fundamental nesse processo, podendo contribuir especialmente na área de pesquisa, a partir do quadro louvável de doutores que a instituição possui, com insights em projetos de inovação que possam estimular o desenvolvimento econômico da cidade.

Por outro lado, a Comissão pode ajudar a aproximar ainda mais as pesquisas acadêmicas dos problemas vividos pelo setor empresarial e industrial. Além disso, os estudantes que estão em formação poderiam ser beneficiados desde já pela oportunidade de conhecer mais de perto as dificuldades do mercado e atuar na proposição de soluções.

Segundo João Renato Arceno, que também é diretor departamental de Startup da ACED, a Comissão pretende fazer a fomento da inovação, tanto na academia quanto nas empresas, por meio da discussão sobre a Revolução 4.0 e a partir dessa base levantar quais são as demandas do empresariado local.

“Como esta é a primeira gestão que tem um departamento de Startup e estamos nomeados há apenas 60 dias, vamos fazer o trabalho de base. Primeiro queremos levar esse assunto para os dois ambientes e depois unir os dois. A criação da Comissão de Inovação foi nossa primeira ação concreta nesse sentido”, explicou João Renato Arceno.

João Renato Arceno acrescentou ainda que ser fundador de uma Startup, sabe das dificuldades que se tem ao inovar. “Muitas vezes nos vemos obrigados a buscar incentivo na Capital, o que restringe muito o acesso por parte dos demais empreendedores. Muitas ideias fantásticas não vão para frente por não ter um movimento de fomento a inovação em Dourados”, afirmou.

O foco da reunião foi em promover a conexão entre os parceiros e formar as câmaras temáticas da Comissão de Inovação, divididas em: Legislação, Captação de Recursos, Realização de Eventos e Inovação na Indústria e no Comércio. Também foi apresentado um plano de metas e um cronograma de trabalho.

“Queremos destacar a importância do trabalho colaborativo, conectado em rede, com objetivo de unir forças, convergir parceiros, cada um contribuindo com o que tem de melhor para influenciar o desenvolvimento da inovação na Grande Dourados”, disse Whanderson Santos.

Futuramente, de acordo com o fortalecimento do Comissão, os objetivos são de transformá-la em um Conselho Municipal para que tenha maior influência nas políticas públicas na área, de que seja criada uma lei municipal de inovação e de trazer um centro tecnológico para Dourados.

As reuniões são permanentes e a proposta é de que sejam realizadas sempre na primeira segunda-feira do mês, alternando os locais para que cada parceiro também seja sede do encontro.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias